O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou nesta terça-feira, 28, da solenidade de abertura do I Seminário Fiscal e Tributário de Sergipe, evento promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/SE) com o objetivo de qualificar e estimular o compartilhamento de experiências para novas práticas de gestão fiscal e tributária no estado. Durante o evento, o governador assinou o termo de posse dos 46 novos auditores fiscais de tributos que foram nomeados no início de fevereiro.
O encontro, que ocorreu no auditório do Ministério Público do Estado, é destinado aos servidores públicos estaduais da Sefaz/SE e traz como tema central “Os desafios para a Administração Tributária Estadual”. A programação conta com palestras de técnicos renomados, tanto nacionais quanto locais, além de um momento importante para apresentação do planejamento de ações da Sefaz/SE para os próximos quatro anos, proporcionando a integração dos novos auditores às ações da secretaria.
Para o governador Fábio, o seminário possui um papel fundamental na tarefa de qualificar a política fiscal do estado, ao oferecer aos seus participantes conhecimento em novas técnicas, somado aos debates acerca do cenário nacional, com a presença de grandes nomes da área tributária. Ele destacou a importância da qualificação dos auditores para a modernização da legislação e para a melhoria da atuação da Sefaz/SE. O governador também enfatizou seu compromisso em valorizar o servidor público e renovar e oxigenar os serviços do estado.
Além disso, o governador desejou boas-vindas aos 46 auditores fiscais e elogiou o trabalho da secretária Sarah Andreozzi na atuação do órgão. Ele afirmou que a organização do seminário evidencia o compromisso do governo com o equilíbrio das contas públicas e com a aproximação do setor produtivo da Secretaria da Fazenda, mostrando que é necessário caminhar unidos para que Sergipe continue avançando.
Durante sua fala, a secretária Sarah Andreozzi também expressou a felicidade de receber a nova turma de auditores fiscais e destacou que eles serão fundamentais para o trabalho de desburocratização, simplificação e autorregulação contribuinte. Ela ressaltou a importância do cruzamento de informações na nova administração tributária e afirmou que a implementação de mudanças será árdua, mas que conta com todos os auditores fiscais para esse propósito.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade; os deputados estaduais Jorginho Araújo, Marcelo Sobral e Luciano Bispo; o procurador Geral de Justiça de Sergipe, Manuel Cabral Machado Neto; o secretário da Fazenda do município de Aracaju, Jeferson Passos; o vereador de Aracaju Nitinho Vitale, entre outros. O seminário seguirá até esta quarta-feira, 1º de março.