O fortalecimento da saúde pública na região de Aracaju foi pauta da primeira Reunião Ordinária do Colegiado Interfederativo Regional (CIR) deste ano. O encontro, realizado nesta quarta-feira, 5, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu gestores, diretores e representantes do setor para discutir desafios e buscar soluções conjuntas. Participaram do evento representantes dos oito municípios que compõem a regional: Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga e Riachuelo.

A reunião teve como principal objetivo discutir desafios e soluções para melhorar a oferta de serviços de média e alta complexidade, que hoje sobrecarregam Aracaju e dependem de maior investimento do Estado. Durante o encontro, foram apresentados informes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

A secretária-executiva do CIR Aracaju, Evelyn Christian, destacou a importância desse espaço de diálogo. ” Os desafios primordiais enfrentados pelos municípios, na maioria, é a oferta de serviço de média e alta complexidade. Esse momento é essencial para levantar os questionamentos e buscar junto ao Estado soluções para atender às necessidades da população”, ressaltou.

Entre os desafios apontados, a falta de cofinanciamento da saúde foi um dos temas mais debatidos. Edylenia Gonçalves, representante do COSEMS, alertou sobre a necessidade de mais recursos. “Os municípios estão sobrecarregados, enquanto o repasse de recursos não acompanha a demanda crescente. Precisamos fortalecer a união entre os entes federativos para garantir o atendimento adequado”, endossou.

A secretária municipal de Saúde de Aracaju, Débora Leite, reforçou o compromisso da capital em apoiar os demais municípios da regional. “Aracaju tem uma estrutura maior e, por isso, tem a responsabilidade de colaborar. Precisamos caminhar juntos para fortalecer a saúde pública como um todo”, assegurou.

A reunião marcou o início de uma nova fase para os gestores da região, reforçando a necessidade de cooperação e busca por soluções conjuntas. A expectativa é que os debates avancem para garantir mais investimentos e melhorar o atendimento à população.

Por Ascom/SMS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura retira mais de 4 mil toneladas de resíduos de canais para enfrentar chuvas

    Com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas e [...]

  • Cardeal Robert Prevost é o novo papa e será chamado Leão XIV

    Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis [...]

  • Vaticano registra fumaça branca; novo papa é eleito

    Fumaça branca surgiu no início da tarde desta quinta-feira (8) [...]

  • Emília Corrêa dialoga com moradores do bairro Santa Maria sobre prioridades da LDO 2026

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou nesta quarta-feira, 7, [...]

  • Lula chega em Moscou: ‘Vinda à Rússia reafirma compromisso com multilateralismo’

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Moscou, [...]