A obesidade, considerada uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2025, 68% da população brasileira está acima do peso, sendo que 31% vivem com obesidade — o equivalente a um em cada três brasileiros. E o cenário pode piorar: a projeção até 2030 aponta crescimento de mais de 40% nos casos.

 Neste contexto, a Geap Autogestão em Saúde reforça seu compromisso com a prevenção, o cuidado integral e o combate ao sobrepeso e à obesidade, especialmente no marco do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado em 11 de outubro.

 Além dos impactos físicos, como aumento do risco de diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares, asma e até câncer, a obesidade também está relacionada a fatores emocionais. Ansiedade, estresse e depressão podem interferir na relação com a comida e dificultar hábitos saudáveis. Por isso, a Geap ressalta a importância do suporte psicológico contínuo.

 A médica Márcia Brancaglion, analista da Geap, alerta para o perigo das soluções imediatistas. “Se um obeso vai a uma consulta, já sai com receita de inibidor de apetite, indicação de cirurgia ou canetinhas. Mas vencer a obesidade é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Perdi 23kg em dez meses com reeducação alimentar e consciência em cada etapa”, afirma.

 Para ela, a chave está no tratamento de longo prazo, com foco em mudanças sustentáveis, atividade física, saúde emocional e acompanhamento multidisciplinar.

 “É preciso enxergar a pessoa como um todo e combater a autossabotagem. Obesidade é uma condição multifatorial”, reforça.

 Ações estruturadas na Atenção Primária à Saúde (APS)

 A Geap atua fortemente na Atenção Primária à Saúde (APS), que é a porta de entrada para o cuidado integral, com foco na prevenção e no controle da obesidade. As ações seguem diretrizes do SUS e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, com mapeamento de áreas críticas, capacitação de profissionais, protocolos específicos e integração com outros níveis de atenção.

 Na prática, equipes multiprofissionais, compostas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, oferecem orientação sobre alimentação equilibrada, incentivo à prática de atividades físicas, apoio emocional e acompanhamento contínuo.

 A operadora conta com unidades presenciais em São Paulo (3) e no Distrito Federal (1), em parceria com o Hospital Sírio Libanês, além de atendimento virtual nacional, em parceria com a Iron.

 Compromisso com beneficiários e colaboradores

 O cuidado oferecido pela Geap prioriza o bem-estar, a autoestima e a construção de hábitos saudáveis. A cultura organizacional também reflete esse compromisso: colaboradores da operadora contam, por exemplo, com auxílio de R$ 100 para academias, como forma de incentivo à prática regular de exercícios.

Fonte, Ascom – Geap Saúde

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Técnico da Samam OMODA JAECOO representa Sergipe e é eleito o melhor do mundo em competição global da marca

    O técnico automotivo Marcelo Lima Jr., da Samam OMODA JAECOO, [...]

  • Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Alexandre Silveira

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta [...]

  • Prefeita Emília Corrêa assina ordem de serviço para construção da primeira Residência Inclusiva de Aracaju

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Sergipe registra aumento de 7,2% no fluxo de passageiros no aeroporto de Aracaju em setembro

    O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou crescimento [...]

  • Geap Saúde alerta: obesidade já afeta 1 em cada 3 brasileiros e exige cuidado contínuo

    A obesidade, considerada uma doença crônica pela Organização Mundial da [...]