O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC-SE) participou do ‘Festival ABCR 2025’, o maior evento de captação de recursos da América Latina e foi representado pela diretora geral, Ulla Ribeiro, juntamente com a equipe de Captação de Recursos, Regimari Dias e Sineide Gomes. O encontro, que reuniu profissionais de todo o país, teve o objetivo de fortalecer, qualificar e transformar ainda mais o terceiro setor. Foram dias de muito aprendizado, troca de experiências e conexões valiosas, reafirmando que “Quem capta, transforma!”.

A diretora geral do GACC, Ulla Ribeiro conheceu a ABCR quando começou a fazer cursos na área e ter contato com pessoas envolvidas na associação, como Marcelo Estraviz e João Paulo Vergueiro. A partir dessa aproximação, sua atuação ganhou novos contornos. “O que mudou na minha trajetória foi justamente essa visão de profissionalização, de valorização (…) Fomento isso nas organizações onde oportunizo algo e também junto ao terceiro setor em Sergipe”.

Ulla conta que o reconhecimento da profissão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) foi um marco importante e que um momento especial para ela foi a oportunidade de palestrar no Festival ABCR e compartilhar sua experiência com os participantes. Ela acredita que a associação tem um papel fundamental na valorização profissional e na promoção de políticas que reconheçam sua importância e uma remuneração adequada. “Infelizmente ainda existe a ideia de que o profissional da captação não deve ser bem remunerado”, lamenta.

Ulla destaca ainda a importância do trabalho de base, que alcance os estados e municípios. “Acredito muito na regionalização da ABCR. (…) A informação precisa ser acessível e uma das formas que a ABCR faz isso é através dos grupos de trabalho”, avalia a captadora, que espera ver a associação oferecendo cada vez oportunidades de capacitação para profissionais que estão fora de São Paulo e não conseguem participar de encontros presenciais, assim como já está acontecendo com a iniciativa de edital de bolsas para o Festival ABCR.

Com mais de 700 associados e associadas em todo o país, a ABCR é sustentada por uma rede diversa e as histórias compartilhadas neste especial representam apenas uma pequena amostra desse coletivo — trajetórias que inspiram e reafirmam o valor de uma rede que segue crescendo com quem escolheu fazer da captação de recursos uma ferramenta de mudança social.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • UFS sedia encontro presencial do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil

    Iniciativa tem como objetivo qualificar a mediação pedagógica nas escolas [...]

  • Programa CNH Caminhoneiro tem prazo para a coleta biométrica prorrogado

    O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) informa aos [...]

  • Prefeitura realiza limpeza em lagoa de retenção da Orla de Atalaia

    A Prefeitura de Aracaju iniciou serviço preventivo de limpeza na [...]

  • Emprego assalariado traz melhor rendimento que trabalho autônomo, aponta Banco Mundial

    Projeção feita pelo Banco Mundial demonstra que empregos assalariados trazem [...]

  • Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

    A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou nesta sexta-feira (20) [...]