Adolescentes concluíram Programa de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos

Egressos do sistema socioeducativo e socioeducandos da Fundação Renascer ganharam conhecimentos importantes para a sua atuação no mercado de trabalho. Acabam de concluir o curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) durante 16 meses. A realização foi possível no âmbito do Programa de Egressos, que forma agora sua 12a e 13a turma, incluindo também desta vez, de forma inédita, adolescentes que ainda cumprem medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. Ao todo, dez adolescentes foram contemplados com certificados de conclusão do curso na última sexta-feira (25).

Durante o curso, os socioeducandos foram contemplados com bolsa auxílio no valor de meio salário mínimo, auxílio transporte, assinatura em Carteira de Trabalho e certificado de conclusão de curso do Senac. Para o Marcelo Santos, de 21 anos, egresso do sistema, que atualmente está trabalhando em uma empresa de Aracaju, o momento se resume em felicidade e realização. “Esse curso foi muito importante para mim. Atualmente, já estou trabalhando e ajudo no sustento da minha filha e família. Agradeço à Fundação Renascer por proporcionar a realização desse sonho”, ressaltou o adolescente.

O presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, enfatiza a importância do programa para a ressocialização dos jovens na sociedade. “A Fundação só tem a agradecer por esse empenho dos nossos parceiros e de toda a coordenadoria que faz parte desse projeto. Agradeço também ao Governador do Estado de Sergipe e a todos os envolvidos na realização desse sonho. Essa é uma forma de ressignificar vidas através da educação”, destacou Mangueira.

A capacitação tem o objetivo de qualificar  os jovens para o mercado de trabalho. Segundo a coordenadora do programa da Fundação Renascer, Sheila Lara, essa formação tem uma característica inédita. “Estamos formando a 12° e a 13° turmas, sendo a primeira vez que com estamos formando meninos que ainda cumprem medidas de internação e semiliberdade. O mais gratificante é saber que 50% dos jovens já estão empregados. Parabenizo a todos que trabalham diariamente em prol desse resultado”, afirmou a coordenadora do programa.

A Promotora de Justiça Maria Lilian Mendes, representante do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), destaca a importância de mais uma formação para jovens do sistema socioeducativo. “Queria manifestar os meus agradecimentos a todos os envolvidos nesse projeto. É uma concretização de um sonho ver que eles podem ter uma formação para o futuro e construção de novos caminho”, pontuou a promotora.

De acordo com a representante do Senac, Flávia Ribeiro, a capacitação representa uma nova oportunidade de vida para os adolescentes. “Preparar os jovens para o mercado de trabalho com uma capacitação em serviço administrativo e certificação do Senac, é um meio de viabilizar os meninos a novos caminhos e concretização de sonhos. O Senac agradece a Fundação Renascer por ter acreditada nessa parceria”, finalizou Flávia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mercado mantém em 5,33% projeção de inflação para 2026

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) projetado [...]

  • Comunicação integrada amplia alcance do Forró Caju 2026 e fortalece conexão com o público

    Do primeiro ao último dia do Forró Caju 2026, a [...]

  • Governo abre crédito extraordinário de R$ 550 milhões para apoiar a importação de óleo diesel

    Subvenção será concedida mediante critérios como o volume comercializado e [...]

  • Quarto voo brasileiro para Venezuela decola com bombeiros e donativos

    O Brasil enviou nesse domingo (28) um quarto avião com ajuda [...]

  • Xand Avião, Simone Morena e Seleção Brasileira são atrações do Dia de São Pedro no Arraiá do Povo

    Nesta segunda-feira, 29, quando é celebrado o Dia de São [...]