Egressos do sistema socioeducativo e socioeducandos da Fundação Renascer ganharam conhecimentos importantes para a sua atuação no mercado de trabalho. Acabam de concluir o curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) durante 16 meses. A realização foi possível no âmbito do Programa de Egressos, que forma agora sua 12a e 13a turma, incluindo também desta vez, de forma inédita, adolescentes que ainda cumprem medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. Ao todo, dez adolescentes foram contemplados com certificados de conclusão do curso na última sexta-feira (25).
Durante o curso, os socioeducandos foram contemplados com bolsa auxílio no valor de meio salário mínimo, auxílio transporte, assinatura em Carteira de Trabalho e certificado de conclusão de curso do Senac. Para o Marcelo Santos, de 21 anos, egresso do sistema, que atualmente está trabalhando em uma empresa de Aracaju, o momento se resume em felicidade e realização. “Esse curso foi muito importante para mim. Atualmente, já estou trabalhando e ajudo no sustento da minha filha e família. Agradeço à Fundação Renascer por proporcionar a realização desse sonho”, ressaltou o adolescente.
O presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, enfatiza a importância do programa para a ressocialização dos jovens na sociedade. “A Fundação só tem a agradecer por esse empenho dos nossos parceiros e de toda a coordenadoria que faz parte desse projeto. Agradeço também ao Governador do Estado de Sergipe e a todos os envolvidos na realização desse sonho. Essa é uma forma de ressignificar vidas através da educação”, destacou Mangueira.
A capacitação tem o objetivo de qualificar os jovens para o mercado de trabalho. Segundo a coordenadora do programa da Fundação Renascer, Sheila Lara, essa formação tem uma característica inédita. “Estamos formando a 12° e a 13° turmas, sendo a primeira vez que com estamos formando meninos que ainda cumprem medidas de internação e semiliberdade. O mais gratificante é saber que 50% dos jovens já estão empregados. Parabenizo a todos que trabalham diariamente em prol desse resultado”, afirmou a coordenadora do programa.
A Promotora de Justiça Maria Lilian Mendes, representante do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), destaca a importância de mais uma formação para jovens do sistema socioeducativo. “Queria manifestar os meus agradecimentos a todos os envolvidos nesse projeto. É uma concretização de um sonho ver que eles podem ter uma formação para o futuro e construção de novos caminho”, pontuou a promotora.
De acordo com a representante do Senac, Flávia Ribeiro, a capacitação representa uma nova oportunidade de vida para os adolescentes. “Preparar os jovens para o mercado de trabalho com uma capacitação em serviço administrativo e certificação do Senac, é um meio de viabilizar os meninos a novos caminhos e concretização de sonhos. O Senac agradece a Fundação Renascer por ter acreditada nessa parceria”, finalizou Flávia.