A Fundação Cultural Cidade de Aracaju, órgão vinculado à Prefeitura de Aracaju, realizou nesta segunda-feira, 23, a cerimônia de lançamento da revista Pipiri. O novo produto jornalístico editado pela Funcaju – lançado em versões impressa e digital -, é uma homenagem ao Jornal Pipiri, produzido pela então Secretaria de Cultura de Aracaju entre 1986 e 2003. Em sua edição número zero, a Pipiri versa sobre “Memória e Identidade” e aborda diversas temáticas que marcam a história da cultura aracajuana.

O conteúdo da revista trata desde a importância do antigo Jornal Pipiri para a circulação de informações, reivindicações e demais assuntos caros à classe artística, até temas do cenário cultural contemporâneo, a exemplo da execução da Lei Paulo Gustavo em Aracaju. Em suas reportagens são abordadas as políticas públicas culturais que promovem acesso à literatura, às artes visuais e diversas linguagens artísticas. A história de personalidades do cenário cultural de Sergipe também são retratadas ao longo da edição.

A edição “Memória e Identidade” tem como colaboradores Antônio da Cruz, Tanit Bezerra, Jorge Lins, Antônio Passos, Nadja Piauitinga, Luciano Correia, Anderson Hot Black, Cecilia Cavalcante e Jade Moraes, além do presidente da Funcaju, Irineu Fontes.

Segundo Irineu, “o objetivo da Pipiri é retratar e informar sobre a cultura e as artes em todas as suas manifestações, com responsabilidade e ética. Através da Pipiri convidamos os aracajuanos a se conectarem com suas raízes, celebrarem suas expressões culturais e se inspirarem na vitalidade criativa que pulsa em nossa cidade”.

A editoração do produto ficou a cargo da coordenadora de comunicação da Funcaju, Ellen Moreira. A redação da revista contou com a participação de Ellen Moreira e Cáritas Damasceno. Já o projeto gráfico da Pipiri é assinado pelo designer Marcius Henrique Rocha.

A versão impressa da Revista PIPIRI pode ser adquirida de forma gratuita na sede da Funcaju, localizada na avenida Prof. José Freitas de Andrade, 3455, bairro Coroa do Meio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A versão digital está disponível neste link.

Homenagem ao Jornal Pipiri
O Jornal Pipiri foi uma publicação pioneira lançada em 1986, durante a gestão do prefeito Jackson Barreto. Sob a liderança da então secretária municipal da Cultura, Tânia Duarte, e a da jornalista e cineasta Ilma Fontes, editora da publicação, o jornal contou com a colaboração de nomes como Walfran de Brito, Fernando Sávio, Marcel Nauer, César Oliveira, entre outros. O Jornal Pipiri marcou época ao resistir e informar sobre a efervescência cultural de Aracaju, deixando um legado que agora é reavivado na Pipiri.

 

Capa da primeira edição da Revista PIPIRI | Foto:ASCOM/Funcaju

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Inscrições para o Sisu 2025 começam no dia 17 de janeiro

    O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, (26/12), o edital que oficializa [...]

  • Funcaju lança revista cultural Pipiri em formato impresso e digital

    A Fundação Cultural Cidade de Aracaju, órgão vinculado à Prefeitura [...]

  • Governo de Sergipe divulga programação da 50ª edição do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras

    Reconhecido como berço da cultura sergipana, o município de Laranjeiras [...]

  • Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

    O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do [...]

  • Ipesaúde reforça vacinação infantil nas férias escolares e oferece Sala de Vacina

    Manter o cartão de vacinação atualizado é uma ação fundamental [...]