O presidente interino da Funcaju, Fábio Uchôa, esteve nesta segunda-feira, 20, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na pauta, o gestor da cultura de Aracaju discorreu sobre assuntos pertinentes ao patrimônio cultural municipal.

Durante a reunião com Luiz Eduardo Oliva, superintendente do IPHAN, um dos temas abordados foi em relação a recuperação e urbanização do Complexo Ferroviário de Aracaju. De acordo com o superintendente, existe um aporte de R$5 milhões destinados para recuperação da Leste, que são verbas oriundas do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC). “A retomada do PAC carreou recursos importantes para Sergipe, um tanto quanto tímido, mas muito importante. Neste contexto, um dos recursos foi para a recuperação da Leste”, informou Oliva.

De acordo com o presidente interino da Funcaju, a gestão municipal tem total interesse na revitalização da área. “Aquele conjunto é extremamente valioso para a cidade. A prefeita Emília já nos sinalizou positivamente para que transformemos aquele lugar, que há anos está em total abandono, em um grande complexo cultural para nossa Aracaju”, informou Fábio Uchôa dizendo ainda que dará início a tratativas e diálogos com outros entes públicos que também detém a posse da área.

Estação Ferroviária de Aracaju
Localizado na Praça dos Expedicionários, no Bairro Getúlio Vargas e com uma área de intervenção de 67.585,02 m², a antiga Estação Ferroviária de Aracaju é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e abrange a área do Pátio Ferroviário. A estação ferroviária de Aracaju foi fundada em 1913 e o prédio principal, em 1940 e, desde 2012, a estação está inutilizada.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Resultados do agro em 2025 garantem inflação e alimentos abaixo do previsto, diz CNA

    O agronegócio ajudou a melhorar os principais indicadores macroeconômicos do [...]

  • Espetáculo de luzes e arte marca a inauguração oficial do Natal no VIDAM Hotel

    A orla de Atalaia ganhou mais brilho na noite deste [...]

  • Saúde Aracaju inicia aplicação de vacina contra bronquiolite em gestantes a partir do dia 15

    Para ajudar a prevenir casos de bronquiolite em recém-nascidos, a [...]

  • Vai viajar no Final de Ano ou nas Férias? Saiba por que é importante fazer a revisão no carro

    As festa de final de ano e as férias estão [...]

  • Jornalista e escritor, Nubem Bomfim, é recebido pelo presidente da Academia Sergipana de Letras

    O presidente da Academia Sergipana de Letras, Dr. Anderson Nascimento, [...]