Pelo quarto dia consecutivo, o Forró Caju 2023 atraiu grande público para a praça de Eventos Hilton Lopes. O palco principal, Luiz Gonzaga, marcou a expressão nordestina ao som da Orquestra Sanfônica de Aracaju, da cantora Isabela Serpa, de Solange Almeida, da banda sergipana Calcinha Preta e, por fim, de Raí Saia Rodada.
Abrindo os shows da noite de ontem, o conjunto de sanfonas da Orquestra Sanfônica de Aracaju encantou a todos que já se encontravam na arena entre os mercados centrais da capital a partir das 20h. A apresentação foi marcada pelos embalos do forró genuinamente nordestino, levantando aplausos e olhares encantados. O grupo, formado por 28 músicos, sendo 14 sanfoneiros, 13 percussionistas e um baixista, fez uma viagem no tempo ao tocar grandes sucessos do ritmo. O maestro Evanilson Vieira conta que preparou um verdadeiro espetáculo para o Forró Caju.
“É sempre uma alegria, um prazer enorme, subir no palco Luiz Gonzaga do Forró Caju. Já virou uma tradição a Orquestra tocar nesse palco bonito. Desde 2007 estamos presentes nessa festa grandiosa. Hoje, chegamos com muita força, trazendo um repertório muito legal, com os clássicos da nossa música”, disse o maestro.
A cantora e multi-instrumentista, natural de Fortaleza, Isabela Serpa, foi a segunda a subir ao palco, trazendo também muito ritmo e um sentimento que só o período junino pode provocar. Isabela conta que fazer parte desta festa é a realização de um sonho e, por isso, preparou um grande repertório com clássicos do forró e músicas da MPB. Para ela, o Forró Caju é uma verdadeira manifestação da cultura nordestina e traz visibilidade para os artistas.
“Quero agradecer por esse convite maravilhoso. É um prazer estar aqui e fazer parte dessa história. Espero que se repita por vários anos. Como é São João, não pode faltar o forró. Então, trouxe muito forró para essa noite, com algumas releituras de MPB em ritmo de forró também, algo bem diversificado. Essa festa é algo que acrescenta bastante para nossa cultura, então é muito importante. Estou muito feliz de estar presente aqui e é uma das realizações dos meus sonhos”, salientou a cantora.
Dando seguimento a essa noite de tantos talentos do forró brasileiro, às 23h foi a vez da cantora Solange Almeida subir ao palco Luiz Gonzaga, um dos momentos mais esperados do dia. Consolidada no país, a cantora teve uma das maiores agendas de shows no São João deste ano e não poderia ficar de fora de um dos maiores eventos juninos do país. Solange conta que é com grande emoção que retorna aos palcos do Forró Caju e confessa que se sente em casa todas as vezes em que pisa em solo aracajuano.
“É maravilhoso voltar ao Forró Caju, essa festa que é referência no Brasil. Quando se fala de São João, lembra-se de Forró Caju. A tradição do estado de Sergipe com o São João é muito forte e, estar aqui, numa grade de grandes artistas, é maravilhoso, é o ápice”, disse a cantora.
O carinho que Solange tem por Aracaju ficou evidente quando ela anunciou, durante o show no Forró Caju, que seu próximo DVD será gravado na capital sergipana. “Eu tenho um amor incondicional por Aracaju. Essa cidade faz parte de mim. Eu chego aqui e é como se eu tivesse em casa. Eu tenho todo um carinho por onde eu passo, e aqui, de verdade, eu me sinto em casa”, reitera Solange.
O ponto alto da noite foi quando a banda Calcinha Preta subiu ao palco Luiz Gonzaga. A banda sergipana é uma das mais queridas de forró eletrônico do país, sendo a única deste ritmo a bater 1 bilhão de visualizações no YouTube. Foi só o solo da música “Manchete de Jornal” começar para o povo aracajuano que, com certeza, é o fã número um do grupo, cair em nostalgia.
Para o cantor Daniel Diau, poder fazer uma noite de show para o povo da terra foi muito especial. “Quero agradecer, conseguimos matar a saudade. Voltamos para o Forró Caju com toda força, graças a Deus”, disse Diau.
A nova integrante da banda, O’hara Ravick, estreou no Forró Caju e ficou encantada com a energia do público. “Que coisa maravilhosa essa noite. Foi minha primeira vez no Forró Caju e estou muito feliz. Aracaju recebe a Calcinha Preta muito bem. Foi lindo”, comemora a cantora.
O cantor Bell Oliver elogia a programação do Forró Caju, que trata os artistas da terra com prioridade. “Ficamos muito felizes em ver a valorização os artistas locais. Eu acho que nada mais justo do que valorizar a prata da casa. Aracaju tem grandes artistas, grandes nomes que merecem ser valorizados, não só a Calcinha Preta”, destaca Bell.
Para fechar a noite com chave de ouro, foi a vez do cantor Raí Saia Rodada subir ao palco. Cheio de energia, o artista se deparou com um público completamente aquecido e animado, que não arredou o pé da arena, festejando até o fim. Já é a sexta vez que o cantor se apresenta nos palcos do Forró Caju e ele conta que é sempre recebido com muito carinho pelo público.
“É um prazer enorme estar de volta a Aracaju, essa cidade que me recebe muito bem. E hoje eu trouxe a minha alegria para essa galera, que estava no maior pique nessa madrugada. Não faltou forró de vaquejada, e também trouxe alguns lançamentos do meu novo EP, além daquele arrasta pé que todo mundo ama”, contou o cantor.
PROGRAMAÇÃO DO FORRÓ CAJU 2023
Palco Luiz Gonzaga
27 de junho – terça-feira
20h – Luanzinho
21h30 – Jonas Esticado
23h – João Gomes
00h30 – Unha Pintada
2h – Cavaleiros do Forró
28 de junho – quarta-feira
20h – Balança Eu
21h30 – Zé Vaqueiro
23h – Joelma
00h30 – Xote Baião
2h – Xand Avião
29 de junho – quinta-feira
20h – Erivaldo de Carira
21h30 – Fogo na Saia
23h – Luan Estilizado
00h30 – Adelmario Coelho
2h – Mari Fernandez
ARRAIÁ DA CLEMILDA E PALCO GERSON FILHO
27 de junho – terça-feira
17h – Trio Xote Moleque
18h30 – Robertinho dos 8 Baixos
20h – quadrilha junina
20h30 – Lourinho do Acordeon
22h – Banda Forró 10
23h30 – Paroara
28 de junho – quarta-feira
17h – Robson do Rojão
18h30 – Forró Maturi
20h – quadrilha junina
20h30 – Sergival
22h – Chico Queiroga e Antonio Rogério
23h30 – Forró Cuscuz com Leite
29 de junho – quinta-feira
17h – Trio Ave Rara
18h30 – Forró Paraxaxá
20h – quadrilha junina
20h30 – João da Passarada
22h – Naurêa
23h30 – Marcelo Lacerda
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Foto: Marcelle Cristinne