Há aproximadamente 18 anos, o Camarote da Acessibilidade garante inclusão para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Forró Caju. Atualmente, o espaço ofertado pela Prefeitura de Aracaju, e gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, possui capacidade para 80 pessoas, sendo 40 pessoas com deficiência (PcDs) e 40 acompanhantes.

Este ano, o Forró Caju 2024 acontece entre os dias 23 e 29 de junho, reunindo milhares de forrozeiros, entre sergipanos e turistas. Com uma vasta programação, a festa promete reunir um grande público, promovendo muito forró, diversão, cultura, tradição e inclusão.

“O Camarote da Acessibilidade está instalado no coração da praça de eventos Hilton Lopes, com uma vista privilegiada do palco Luiz Gonzaga, garantindo que as pessoas que acessem o espaço se sintam, de fato, incluídas na festa. Desde a sua criação, o Camarote da Acessibilidade passou por evoluções, com ampliação da sua capacidade, bem como as adequações para que seja, a cada um ano, um espaço de acolhimento, segurança e conforto para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, afirma a secretária da Assistência Social, Rosária Rabêlo.

O Camarote da Acessibilidade é um espaço exclusivo, adaptado às Normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O espaço possui em sua estrutura, rampa de acesso, piso tátil de alerta, guarda-corpo mais baixo, banheiros químicos adaptados, além de uma decoração especial alusiva aos festejos juninos com espaço instagramável. Vale ressaltar que o espaço promove a garantia de direitos para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei nº 13.146 de 2015, a acessibilidade “é um direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social, tendo o poder público o dever de garantir a oportunidade de exercê-los em igualdade de condições com as demais pessoas”.

“O Camarote da Acessibilidade tem se mostrado como um importante espaço de inclusão social para as pessoas com deficiência nos festejos da nossa cidade, e não é diferente no Forró Caju. Ao longo dos anos a gente vê uma grande participação de pessoas com deficiência nos nossos festejos juninos do Forró Caju, através do Camarote da Acessibilidade. No Camarote as pessoas têm conforto, têm segurança para poder curtir a festa e não se preocupar de estar em meio a multidões. Ter um espaço reservado para as pessoas com deficiência foi um grande benefício da Prefeitura de Aracaju para que as pessoas com deficiência tenham a oportunidade de participar dos nossos festejos, que são tão tradicionais na nossa cidade”, afirma a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Catharina Menezes.

No espaço, colaboradores da Assistência Social garantem o suporte necessário para a população que acessar o camarote. Para a garantia de conforto e segurança, o espaço possui cadeiras, guardas municipais, bombeiros civis e a oferta de abafadores de ruídos para pessoas autistas ou com sensibilidade auditiva.

Como acessar

O espaço é gratuito e aberto a todas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para acessar o Camarote da Acessibilidade, basta se dirigir ao espaço e apresentar documento de comprovação da deficiência. Cada PcD tem direito a um acompanhante.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Domicílios com uma pessoa são os que mais crescem no Brasil

    Mais pessoas estão morando sozinhas em todo o país, mostra a [...]

  • Ações do Governo do Estado fortalecem geração de emprego e renda em 2024

    O ano de 2024 se conclui com realizações da Secretaria [...]

  • Final de votações: Alese aprova mais de 60 projetos, incluindo a LOA 2025

    A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou mais de 60 [...]

  • Senado aprova teto para salário mínimo e mudanças no BPC

    O Senado aprovou nesta sexta-feira (20) o Projeto de Lei 4.614/24, [...]

  • Vai viajar no Final de Ano ou nas Férias? Saiba por que é importante fazer a revisão no carro

    As festa de final de ano e as férias estão [...]