Ele falou em videoconferência sobre o papel do STF em tempos de crise

Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse hoje (20) que, de acordo com a Constituição de 1988, não é mais possível às Forças Armadas agir como um poder moderador sobre os demais poderes da República.

Após citar o Artigo 142 da Constituição, que trata das atribuições das Forças Armadas, Toffoli disse que a Carta de 1988 “afirmou que quem é o guardião da Constituição é o Supremo Tribunal Federal. Não é mais possível Forças Armadas como poder moderador”.

A declaração foi dada durante uma videoconferência com o tema O Papel do STF em Tempos de Crise, organizada pelo grupo Prerrogativas, de defesa das prerrogativas profissionais dos advogados. Toffoli respondeu a uma pergunta gravada pelo ex-presidente José Sarney, que o questionou sobre os desafios atuais de exercer a presidência do Supremo.

Toffoli fez uma longa exposição, citando diversos juristas e historiadores, na qual falou sobre diferentes papeis desempenhados pelas Forças Armadas ao longo da história do país, inclusive no que chamou de “movimento” de 1964, em referência ao período do regime militar. Esse foi o último momento em que elas foram chamadas a exercer tal poder moderador, frisou o ministro.

O ministro destacou que, depois de os militares deixarem o poder, o pacto alcançado com a criação da Constituição de 1988 permite somente ao Supremo ser o último garantidor do novo equilíbrio de forças.

“[Foi] o pacto possível que foi feito, e o Supremo é o guardião desse pacto, ninguém mais”, disse ele. “Obviamente que todos têm que cumprir a Constituição e que todos são guardiões da Constituição. Mas o guardião último é o Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

O ministro acrescentou esse é o quadro “que temos” e que, apesar de desagradar a muitos, cabe somente a ele, na condição de presidente da instituição, ser “o interlocutor do Supremo Tribunal Federal nas suas relações politico-institucionais”.

Edição: Denise Griesinger

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ação policial prende suspeito por tráfico de drogas durante ocorrência em Campo do Brito

    A Polícia Militar prendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira, [...]

  • Professor da Fanese lança livro sobre Processo Civil no Museu da Gente Sergipana nesta quinta-feira

    professor do curso de Direito da Fanese, Dalmo Bezerra, lançará, [...]

  • André Sotero é aposta da Federação Cidadania/PSDB para deputado federal

    O médico Dr. André Sotero anunciou sua candidatura a deputado [...]

  • “Eu já passei na pele”: Soneca se posiciona contra projeto que acaba com o trabalho de flanelinha em Aracaju

    Antes de conseguir uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju, [...]

  • Carreata de Ana Luiza leva multidão às ruas do bairro Luzia, em Aracaju

    A campanha da candidata a deputada estadual, Ana Luiza (Republicanos), [...]