O atendimento às vítimas da Covid-19 exige o trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, terapeutas e fonoaudiólogos, que são os profissionais responsáveis pela restauração da capacidade de comunicação dos pacientes. Eles atuam no atendimento ambulatorial e também nos leitos de UTI, na assistência aos pacientes que apresentam disfagias, que é a dificuldade para engolir alimentos, líquidos ou saliva, geralmente ocorrido depois da extubação.

Segundo a fonoaudióloga Vanessa Goes, os problemas mais comuns das vítimas da Covid-19 são as disfagias, principalmente àqueles que passam pelo processo de intubação, quando ocorre o caso grave da doença. Durante muito tempo sob ventilação mecânica, funções como a respiração, mastigação e deglutição, ficam em desuso ou diminuem, causando a fraqueza desses músculos, levando a desencadear algum tipo de disfagia.

“Geralmente, os pacientes apresentam alterações no processo de deglutição, alteração no mecanismo da fala, que é a disartria, astenia, fraqueza na voz, rouquidão e voz soprosa, que são padrões alterados na qualidade vocal. O objetivo do fonoaudiólogo é reabilitar funções que foram perdidas devido ao acometimento da doença, com intervenções diárias ou semanais através de exercícios e estímulos para reabilitar estas funções”, disse Vanessa.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo pode prorrogar Brasil Soberano, diz Teixeira

    O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, [...]

  • Aracaju registra crescimento de 11% em novos negócios ligados ao mercado pet em 2025

    O setor pet em Aracaju segue em expansão e consolidando [...]

  • Ação conjunta prende homem investigado por golpes envolvendo transações de veículos em Sergipe

    Uma ação conjunta entre as Polícias Civis de Sergipe e [...]

  • Polícia prende, em Olinda, suspeito de ameaçar influenciador Felca

    A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta segunda-feira (25), [...]

  • Fundat estimula empreendedorismo na Feirinha da Praça Tobias Barreto

    Aos domingos, a Praça Tobias Barreto, no bairro São José, [...]