Ação na avenida Tancredo Neves, em Aracaju, fiscalizou 513 veículos

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Inmetro flagrou em uma fiscalização na avenida Tancredo Neves, em Aracaju, 54 veículos com irregularidades no certificado de verificação do cronotacógrafo.

O instrumento, que registra a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, é obrigatório em veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 kg e veículos de passageiros com mais de 10 lugares. Em caso de acidentes, o registro do instrumento pode servir para laudos periciais e investigações policiais.

De acordo com a assessoria de imprensa do ITPS, durante a ação, que ocorreu com apoio de agentes fiscais da SMTT, foram fiscalizados 513 veículos, entre caminhões e vans. Os proprietários dos veículos – com o certificado de verificação do cronotacógrafo vencido – receberam uma notificação e foram imediatamente encaminhados ao posto de selagem mais próximo para verificação do equipamento. Eles também receberam um prazo de 10 dias para apresentação de defesa ao setor jurídico do ITPS. A penalidade vai de advertência a multa que varia de R$ 150 e R$ 1,5 milhão.

“Nosso objetivo maior é garantir a segurança no trânsito, orientando os condutores e proprietários dos veículos para que mantenham o certificado do cronotacógrafo atualizado. Esse é primeira vez que a fiscalização de cronotacógrafos acontece na capital sergipana, mas no interior elas acontecem de forma rotineira. Em 2017, foram aproximadamente 10 mil veículos verificados e 400 notificados”, esclarece diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

Além de indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, O cronotacógrafo também registra parâmetros relacionados ao condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção. O instrumento é obrigatório em veículos de carga, transporte de passageiros, escolar e de produtos perigosos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeita Emília Corrêa destaca primeiros 100 dias de gestão em evento com setor produtivo

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou como palestrante do [...]

  • Proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 têm até 30 de abril para realizar o pagamento do licenciamento

    O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) dá seguimento [...]

  • Acusado de abuso sexual contra adolescentes terá de pagar indenização por dano moral coletivo

    TRT/SE manteve condenação ao réu, em ação ajuizada pelo MPT-SE [...]

  • Professor Wilson lança Projeto ‘JWS Investidor Anjo’ e abre inscrições para jovens empreendedores

    Jovens empreendedores que sonham em tirar suas ideias do papel [...]

  • Maquiagem gratuita e dicas de maquiagem neste sábado em Aracaju

    No próximo sábado (5) acontecerá uma ação especial de carnaval [...]