A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que concluiu o sequenciamento genético do vírus Monkeypox (MPXV), que causa a varíola dos macacos, coletado de um paciente do Rio de Janeiro. Por meio de nota à imprensa, a instituição informou que se trata de um vírus do clado B.1 (grupo de organismos originados de um único ancestral comum exclusivo), o que mais circula atualmente.

De acordo com a Fiocruz, sua Rede Geômica fez uma análise metagenômica, através da tecnologia Illumina. A amostra foi retirada de um paciente que foi atendido no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio.

“A técnica permite o detalhamento do DNA do patógeno, contribuindo para um melhor entendimento do atual surto – que já ultrapassa 4,7 mil casos pelo mundo, segundo dados reunidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA)”, informa a nota.

Edição: Maria Claudia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Após bloqueio de recursos, prefeito de Santo Amaro das Brotas [...]

  • Justiça determina que Prefeitura de Cumbe entregue documentos sobre contrato de locação de veículos a vereador

    A Justiça de Sergipe concedeu liminar em mandado de segurança [...]

  • Parabéns, Aroldo Franca!

    Conteúdo: Hoje celebramos mais um ano de vida de um [...]

  • Sergipe garante suprimento de gás natural para o primeiro consumidor livre do Ceará

    O gás natural sergipano está garantindo suprimento a outros estados [...]

  • Doutores da UFS podem se inscrever para atuar como avaliadores da Fapitec/SE

    Edital seleciona pesquisadores para integrar câmaras técnicas que avaliam projetos [...]