A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que concluiu o sequenciamento genético do vírus Monkeypox (MPXV), que causa a varíola dos macacos, coletado de um paciente do Rio de Janeiro. Por meio de nota à imprensa, a instituição informou que se trata de um vírus do clado B.1 (grupo de organismos originados de um único ancestral comum exclusivo), o que mais circula atualmente.

De acordo com a Fiocruz, sua Rede Geômica fez uma análise metagenômica, através da tecnologia Illumina. A amostra foi retirada de um paciente que foi atendido no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio.

“A técnica permite o detalhamento do DNA do patógeno, contribuindo para um melhor entendimento do atual surto – que já ultrapassa 4,7 mil casos pelo mundo, segundo dados reunidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA)”, informa a nota.

Edição: Maria Claudia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Saúde de Aracaju presta contas do 3º Relatório Quadrimestral de 2025 na Câmara de Vereadores

    A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou nesta quinta-feira, 26, [...]

  • Maratona de Aracaju 2026 reunirá atletas de todo o Brasil e reforça o maior pós-prova do Brasil

    A Maratona de Aracaju 2026 já tem data marcada. Nos [...]

  • Flamengo luta, mas sucumbe diante do Lanús e perde título da Recopa

    O Flamengo lutou muito, mas acabou perdendo o título da [...]

  • ‘Sergipe é aqui’ completa três anos de atuação como marco na descentralização de serviços públicos estaduais

    No dia 27 de fevereiro de 2023, os moradores do [...]

  • Amorosa faz show especial de aniversário ‘Canções para a alma’ nesta sexta-feira em Aracaju

    Nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, a cantora e compositora Antônia [...]