A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que concluiu o sequenciamento genético do vírus Monkeypox (MPXV), que causa a varíola dos macacos, coletado de um paciente do Rio de Janeiro. Por meio de nota à imprensa, a instituição informou que se trata de um vírus do clado B.1 (grupo de organismos originados de um único ancestral comum exclusivo), o que mais circula atualmente.

De acordo com a Fiocruz, sua Rede Geômica fez uma análise metagenômica, através da tecnologia Illumina. A amostra foi retirada de um paciente que foi atendido no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio.

“A técnica permite o detalhamento do DNA do patógeno, contribuindo para um melhor entendimento do atual surto – que já ultrapassa 4,7 mil casos pelo mundo, segundo dados reunidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA)”, informa a nota.

Edição: Maria Claudia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ministras pedem que violações contra idosos sejam denunciadas

    Na abertura da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques participa de entrega de obra na Zona Norte e reafirma compromisso com região onde nasceu

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, participou da cerimônia de [...]

  • Conselho Estadual de Educação de Sergipe concede Diploma de Honra ao Mérito Educacional à professora Ana Lúcia Vieira Menezes

    Em uma cerimônia marcada por emoção, memória e reconhecimento público, [...]

  • Prefeitura de Aracaju qualifica trabalhadores para atuação segura na manipulação de alimentos

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de [...]

  • Governo do Brasil lança crédito de R$ 6 bi para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

    O Governo do Brasil editou a Medida Provisória, assinada pelo [...]