A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que concluiu o sequenciamento genético do vírus Monkeypox (MPXV), que causa a varíola dos macacos, coletado de um paciente do Rio de Janeiro. Por meio de nota à imprensa, a instituição informou que se trata de um vírus do clado B.1 (grupo de organismos originados de um único ancestral comum exclusivo), o que mais circula atualmente.

De acordo com a Fiocruz, sua Rede Geômica fez uma análise metagenômica, através da tecnologia Illumina. A amostra foi retirada de um paciente que foi atendido no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio.

“A técnica permite o detalhamento do DNA do patógeno, contribuindo para um melhor entendimento do atual surto – que já ultrapassa 4,7 mil casos pelo mundo, segundo dados reunidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA)”, informa a nota.

Edição: Maria Claudia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • PF reprime crimes sexuais e disseminação de vídeos de abuso contra mulheres

    A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (11/2) a [...]

  • Hospital do Câncer de Sergipe ultrapassa 2.600 atendimentos e fortalece a assistência oncológica no estado

    Com quase dois meses de funcionamento, o Hospital do Câncer [...]

  • Prefeitura de Aracaju decreta ponto facultativo para os dias de carnaval

    A Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo nos dias 16, [...]

  • Natulab marca presença estratégica no Carnaval 2026 e consolida sua atuação como aliada do bem-estar em todos os momentos da vida

      A Natulab Farmacêutica, empresa brasileira com operação nacional e [...]

  • Petrobras bate recorde de produção e amplia exportações em 2025

    A Petrobras encerrou 2025 com a maior produção de petróleo [...]