Descoberta foi feita por cientistas russos

Cientistas russos disseram que uma filhote de leão das cavernas incrivelmente bem-preservada que foi encontrada no subsolo congelado da Sibéria viveu 28 mil anos atrás e pode até ter vestígios do leite materno.

A filhote batizada de Sparta foi localizada junto ao Rio Semyuelyakh, na região russa de Yakutia, em 2018, e um segundo filhote de leão das cavernas chamado Boris foi encontrado um ano antes, de acordo com um estudo publicado no periódico científico Quaternary.

Os filhotes foram encontrados a 15 metros de distância, mas não são somente de ninhadas diferentes, como também nascidos com milhares de anos de diferença — Boris viveu cerca de 43.448 anos atrás, disse o estudo.

Os dois filhotes de um a dois meses de idade foram encontrados por colecionadores de presas de mamute. Dois outros filhotes de leão das cavernas chamados Uyan e Dina também foram descobertos na região nos últimos anos.

Os leões das cavernas estão extintos há milhares de anos.

Valery Plotnikov, um dos autores do estudo, disse que Sparta está tão bem preservada que ainda tem pelo, órgãos internos e esqueleto.

“A descoberta em si é única, nunca houve uma descoberta assim em Yakutia.”

“Talvez, esperamos, algumas partes desintegradas do leite materno [continuem intactas]. Porque, se tivermos isso, podemos entender qual era a dieta de sua mãe.”

 

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Entenda a Lei de Reciprocidade, que o Brasil pode adotar contra os EUA

    A decisão do governo dos Estados Unidos, divulgada nesta quarta-feira [...]

  • Pesquisadora da UFS defende tese inédita sobre educação animalista

    Uma tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Sergipe [...]

  • Participação privada no saneamento alcança 48,8% dos municípios brasileiros seis anos após Marco Legal

    Seis anos após a aprovação do Marco Legal do Saneamento, [...]

  • Prefeitura de Aracaju proíbe publicidade de apostas em espaços públicos

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura [...]

  • Governo apresenta ações para fortalecer setores afetados por tarifas dos Estados Unidos

    O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (16/7) ações previstas para [...]