A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), promoveu um encontro dedicado à conscientização sobre doenças crônicas: lúpus, Alzheimer e fibromialgia. A ação foi direcionada às servidoras do município na área de serviços urbanos e também orientou as atividades da campanha “Fevereiro Roxo”.
O projeto reflete o zelo da gestão municipal pelo corpo feminino no trabalho e marca o início de um projeto de ampliação, com o departamento “Coordenadoria da Mulher” em cada secretaria e empresa pública. Na ocasião, representantes da Secretaria da Mulher estiveram presentes e depoimentos foram partilhados.

Além da roda de conversa, a programação contou com orientações voltadas à prática de exercícios laborais, como forma de incentivar o cuidado com a saúde no ambiente de trabalho, e um momento de confraternização com coffee break. O cronograma contou ainda com a Doutora secretária da SerMulher, Elaine Oliveira, a presença da educadora física Tatiane Oliveira; da assistente social e pessoa com fibromialgia, Luciana Duarte, presidente da Associação Sergipana de Fibromialgia, Flávia Suelane Pereira; além da psicóloga da Emsurb, Renata Aguiar.

A coordenadora da Mulher, Tâmara Noronha, aprofundou a discussão durante a roda de conversa e falou sobre a criação do departamento como uma política interna voltada ao estímulo dos cuidados com a saúde e o bem-estar, além de fortalecer a valorização profissional. “Aproveitamos a temática do Fevereiro Roxo para explanar informações relacionadas aos cuidados e diagnósticos sobre as doenças crônicas. O tema é pouco explorado, e ampliar o debate é justamente para termos uma nova dimensão e entender o que se passa dentro de cada mulher”, acrescentou.

Em nome da equipe da SerMulher, a secretária Elaine Oliveira parabenizou o presidente da Emsurb, Hugo Esoj, pela criação da Coordenadoria da Mulher.
“Parabenizamos pelo olhar acolhedor e humanizado ao instituir esse espaço, que garante às servidoras e colaboradoras um ambiente de escuta qualificada, respeito e fortalecimento”, destacou a secretária.
Além da roda de conversa, a programação contou com orientações voltadas à prática de exercícios laborais, como forma de incentivar o cuidado com a saúde no ambiente de trabalho, e um momento de confraternização com coffee break. O cronograma contou ainda com da Doutora secretária Elaine Oliveira, a presença da educadora física Tatiane Oliveira; da assistente social e pessoa com fibromialgia, Luciana Duarte, presidente da Associação Sergipana de Fibromialgia, Flávia Suelane Pereira; além da psicóloga Renata Aguiar e da
A funcionária Alcineide Brito, servidora pública, refletiu sobre a rotina corrida das mulheres e como esse encontro a fez sentir-se cuidada e conhecer mais sobre doenças como a fibromialgia. “Percebi um olhar diferente para nós, mulheres, e ter um tempo para olhar para nós mesmas é enriquecedor”, destacou sobre a experiência.
Convidada a falar sobre o “Fevereiro Roxo”, a enfermeira e presidente da Associação Sergipana de Fibromialgia, Flávia Suelane Pereira, pontuou que a palestra sobre as doenças crônicas é um convite ao esclarecimento da população. “A fibromialgia não é uma doença autoimune, reumatológica ou rara; na verdade, não é uma doença, mas uma síndrome. As pessoas costumam minimizar o diagnóstico apenas à dor generalizada, mas ela vai muito, além disso — é multifatorial”, pontuou, acrescentando que o tratamento não farmacológico e a atividade física são fortes aliados.
Para a servidora pública Wanessa Santos, um espaço no âmbito do trabalho voltado à mulher é sinônimo de acolhimento: “Saio relaxada, revigorada. Esse momento amplia o cuidado com o feminino, estimula a troca de ideias e a descontração. Que venham muitos mais momentos como este, e com muita informação”, elogiou.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a promoção da saúde e com o desenvolvimento de ações voltadas ao bem-estar das servidoras municipais.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fevereiro Roxo: Emsurb realiza roda de conversa voltada à conscientização sobre doenças crônicas

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Viroses do verão acendem alerta no retorno às aulas

    Com a chegada do verão e o retorno das aulas, [...]

  • Prêmio Olho Vivo: Juliana Paixão elege ‘Os Melhores Looks’ do Oscar Sergipano

    Por Juliana Paixão Fotos Acrisio Siqueira O Prêmio Olho Vivo, [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques recebe visita do Sindicato dos Médicos

    O Vice-Prefeito Ricardo Marques recebeu, em seu gabinete, a diretoria [...]

  • Governo de Sergipe autoriza obras de pavimentação asfáltica e melhorias viárias em Itabaiana

    Durante a inauguração da nova sede do 3º Grupamento do [...]