A quarentena causada pela pandemia do coronavírus tem feito muita gente se reinventar e o mundo digital se torna cada vez mais indispensável em momentos de isolamento social. Segundo um estudo da Adnews, em 70% do tempo no isolamento as pessoas estão nas redes sociais. Para o público em geral a distração é com as lives, grupos de WhatsApp e as chamadas de vídeo para se aproximar mais das pessoas, porém para os pequenos empreendedores a massificação das redes sociais é sinônimo de oportunidades para vendas e negócios. Diversas empresas foram quase que obrigadas a entrar no mundo digital devido ao isolamento social. Vimos um aumento gigantesco no número de deliverys, seja de comida, produtos essenciais, eletrônicos e até mesmo de peças para carros.

O jornalista e assessor de comunicação Felipe Martins trabalha com alguns clientes de ramos diferentes como o de alimentação e comércio em geral e conta como foi adaptar as redes sociais com a quarentena.

“A quarentena nos trouxe diversos desafios. Foi necessário transformar os restaurantes em delivery, se inscrever em diversos aplicativos de entrega e investir mais na divulgação e impulsionamentos. Criar promoções e combos que atraiam o consumidor, já que a concorrência no mundo digital está cada vez maior, também é uma opção imprescindível”, destaca Felipe.

O jornalista também explica sobre alguns pontos importantes a serem destacados como a importância de mostrar o cuidado com os funcionários e clientes nesse período de isolamento social.

“Nas empresas que estão trabalhando com serviços de entrega, é importante mostrar nas redes sociais o papel social. Explicar os processos de higienização e cuidado com os funcionários e clientes. As orientações para a prevenção do coronavírus para os seguidores também são indispensáveis, assim como sugestões e dicas de filmes, séries, livros ou atividades para o público em casa relacionados ao seu negócio”, ressalta Martins.

Outro ponto importante e que figura bem na revolução digital foi o crescente número de lives dos artistas. Eventos que já deixaram os cantores brasileiros como recordistas de audiência no Youtube com mais de 3 milhões de internautas acompanhando as suas lives a exemplo de Marília Mendonça e Jorge e Matheus.

“As lives ultrapassaram a audiência de grandes canais de televisão no Brasil e isso está chamando a atenção de muita gente, inclusive de anunciantes e patrocinadores. Acredito que mesmo depois da quarentena, os artistas continuarão com esses eventos”, opina o jornalista.

Porém, não basta só entrar no mercado digital de qualquer jeito, é preciso ter uma boa imagem nas redes, principalmente no instagram, que atualmente é a rede social com mais audiência e usuários no Brasil. Para isso, o jornalista escreveu 10 dicas para que as empresas e os empreendedores vendam mais no atual momento.

Confira:
10 Dicas para vender mais no Instagram
1- Tenha um perfil explicativo!

Nome do estabelecimento, produto que trabalha, dias e horário de funcionamento, telefone para contato. Tente encaixar tudo isso na sua bio.
2- Boas fotos e imagens!
Preze pela qualidade das suas fotos, uma boa imagem vale muito. Se possível contrate um fotógrafo para ter um banco de imagens do seu negócio ou produtos e um designer para fazer as artes gráficas.
3- Legendas atraentes!
Conte a história dos seus produtos através da legenda para conquistar clientes. Curiosidades e especificações são sempre bem vindas. Preste muita atenção no português, legendas com erros gramaticais não pega bem.
4- Constância!
Poste no mínimo uma vez por dia e no máximo duas vezes em horários bem espaçados.
5- Abuse dos stories!
Stories foram feitos para serem muito usados, mas observe a qualidade do conteúdo e das imagens. Mostre o dia-a-dia do seu negócio e aproxime-se dos seus clientes/público podendo usar as enquetes e as outras ferramentas disponíveis.
6- Impulsione!
Viu que aquele post (foto+legenda) ficou bem legal? Impulsione!
Comece impulsionando um post por semana com baixo orçamento e um bom público-alvo.
7- Responda os comentários e directs!
Interaja sempre com o seu público, não deixe ninguém no vácuo. Relacionamento com o cliente também é muito importante no mundo digital.
8- Faça parcerias!
Tente algumas parcerias com influenciadores digitais do seu meio. Quanto mais pessoas o seu produto atingir, mais clientes você pode ter.
9- Use hashtags!
Procure as hashtags mais usadas no seu segmento e coloque no final das suas legendas, após alguns espaços para distanciar do texto. Pesquise com a ajuda de aplicativos como o leetags.
10- Apareça na mídia!
Combinar o marketing digital com uma boa assessoria de imprensa é uma carta na manga para sair na frente dos concorrentes. Colocar o material que saiu na mídia sobre a sua empresa no instagram gera credibilidade e atrai uma maior atenção do público.

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