A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estimou em R$ 45 milhões os prejuízos ao comércio causados pelas chuvas e alagamentos que atingiram a capital paulista e a região do ABC Paulista. O cálculo da entidade considera apenas o impacto sofrido pelo comércio nesta segunda-feira (11). 

De acordo com a FecomercioSP, o valor representa 0,2% do faturamento total do mês de março nas regiões do ABC e da capital paulista. Segundo a entidade, os setores mais afetados são aqueles suscetíveis a compras não programadas, como supermercados, farmácias e lojas de roupas, além do grupo denominado “outras atividades”, como artigos esportivos, livros e revistas.

“Num dia atípico como o de hoje, são vários os aspectos que impactam as vendas. O primeiro é que muitos trabalhadores, em acordo com a empresa, optam por não se deslocar [até o local de trabalho] e permanecem em casa. Além disso, o trabalhador que, em sua hora de almoço ou fim de expediente, poderia passar na frente de estabelecimentos comerciais e shoppings e comprar alguma coisa por impulso, não efetuará”, destaca, em nota, a FecomercioSP. 

A entidade ressalta que a dificuldade dos lojistas para chegar até seus estabelecimentos comerciais também causa impacto negativo nas vendas de produtos.

De acordo com a FecomercioSP, os pequenos negócios são os que devem ter mais prejuízo, já que contam com menor número de empregados e menos alternativas para se manterem abertos.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

    O Ministério dos Transportes divulgou os requisitos para instrutor autônomo [...]

  • Governo de Sergipe realiza Mutirão da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência

    Com o objetivo de promover a inclusão e ampliar o [...]

  • Revitalização do Parque da Sementeira reforça integração entre natureza, arte e infraestrutura urbana

    Menos concreto, mais arborização. Esse foi o objetivo da Empresa [...]

  • Todos sabem minha posição sobre mulheres no STF, diz Cármen Lúcia

    A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia evitou fazer um [...]

  • Gusttavo Lima está de volta a Aracaju com turnê “Feito pra Você”

    O cantor Gusttavo Lima está de volta a Aracaju no [...]