*Por Amanda Prata

Os supermercados há alguns anos lutam para conseguirem autorização para a  comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

Desde 2019, há um projetor de lei 1774/19, de autoria do deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), que autoriza os supermercados e estabelecimentos similares a venderem medicamentos que dispensam receita médica, para ser votado na Camara Federal, sendo que nessa semana, este recebeu um parecer favorável pelo Ministério da Economia, indo contra a ANVISA.

A Abras (Associação Brasileira de Supermercados), entende que o projeto de lei acabará com a reserva de mercado do setor farmacêutico, se aprovado. “Permitirá que esse tipo de medicamento seja vendido em supermercados, como acontece na maioria dos países, diminuindo os custos e aumentando acesso da população ”, diz a associação.

Por outro lado, o setor varejista farmacêutico teme a banalização da venda de MIPs  sem a orientação do farmacêutico, já que são estes a causa de 40% dos casos de intoxicação por ano no Brasil, e no projeto de lei não prevê a criação de uma farmácia dentro do supermercado.

Diante de toda essa polêmica, esperamos que a população entenda a importância do uso racional de medicamentos e que ao invés da venda em supermercados seja um facilitador a saúde da população, torne-se um gatilho para o aumento da  dependência química.

*Amanda Prata – Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Sergipe em 2007, Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2015.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Conab estima safra de grãos 2026/27 acima de 367 milhões de toneladas

    Projeção para o novo ciclo indica crescimento de 1,4% no [...]

  • SMTT orienta condutores durante eventos esportivos e religiosos neste fim de semana

    As equipes da SMTT estarão nos locais para orientar condutores, [...]

  • Mês do Servidor Público: GEAP disponibiliza planos de saúde para servidores estaduais de Sergipe

    Em comemoração ao Mês do Servidor Público, a GEAP Autogestão [...]

  • Seasic sedia reunião da CIB com foco na ampliação dos serviços de acolhimento em Sergipe

    A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania [...]

  • Menos telas, mais infância: Estácio prorroga programação lúdica e gratuita em Aracaju

    O mês dedicado à infância ganhou fôlego extra na capital [...]