
Fazer cursos gratuitos na área da economia criativa, com suporte e estrutura física, agora é uma possibilidade real em Aracaju. A Fanese deu um passo importante nessa direção ao inaugurar, nesta quarta-feira (2), o primeiro laboratório do Co.liga na capital. O espaço, voltado à qualificação da comunidade local, reforça o compromisso da instituição com a democratização do acesso à educação.
Para o diretor da Fanese, Marcel Ramos, a iniciativa reafirma a missão da faculdade de contribuir com o desenvolvimento social e tecnológico de Sergipe, ampliando as oportunidades educacionais e promovendo a inovação.
“A iniciativa do Co.liga contribui significativamente para fortalecer a relação da Fanese com a sociedade sergipana. Isso facilita a ampliação da educação e a divulgação da tecnologia, assim como sua inovação, permitindo que todos tenham acesso a um bem primário da nossa sociedade: a educação”, destacou o diretor.
O Co.liga é uma escola virtual e gratuita, resultado da parceria entre a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a Fundação Roberto Marinho (FRM). Com a expansão do projeto, foram criados pontos de apoio presencial em diversas regiões do país, facilitando o acesso de jovens e profissionais ao aprendizado e à qualificação na área da economia criativa.
A coordenadora de projetos da FRM, Fabiana Cecy, acredita que a parceria com a Fanese trará impactos significativos para a juventude sergipana. A escola virtual já ultrapassou a marca de 100 mil matrículas.
“É com muito entusiasmo que lançamos nosso primeiro laboratório em Aracaju, fruto da parceria com a Fanese. O Co.liga é uma escola de abrangência nacional, e as relações e parcerias são fundamentais para que ela exista e colabore na inclusão e permanência das juventudes brasileiras na economia criativa. Acreditamos que o laboratório irá potencializar e alavancar ainda mais a participação das juventudes de Aracaju nos cursos e oportunidades que a escola oferece”, afirmou.
A inauguração do laboratório do Co.liga na Fanese representa um avanço importante para o fortalecimento da economia criativa no estado, ampliando o acesso dos jovens a uma formação de qualidade e a novas oportunidades na área.