Ao iniciar o mês de novembro, muda-se a cor da tradicional campanha anual, do rosa para o azul, no intuito de chamar a atenção do homem e da pessoa trans com a finalidade de aumentar a intensificação do cuidado com a saúde. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fortalece a campanha nacional do Novembro Azul e alerta a população com foco na conscientização e prevenção ao câncer da próstata.

O objetivo principal da campanha é divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, no Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. É a segunda causa de morte por câncer no Brasil.

O médico urologista Marcos Aurélio Prado explica que o câncer de próstata não deve ser considerado apenas uma doença da terceira idade. “Apesar de a maior parte dos casos ocorrerem a partir dos 60 anos, também pode surgir em homens mais jovens, principalmente a partir dos 50 anos. A ida ao urologista anualmente é sempre recomendada aos de 40 a 45 anos de idade e que têm histórico de câncer de próstata na família; e para os de 45 a 50 anos de idade que não têm histórico de câncer de próstata na família. Fazer o PSA e o toque retal é extremamente importante para a avaliação anual”, ressalta.

O Instituto Nacional do Câncer recomenda que o público alvo atente-se a qualquer anormalidade no corpo e procure o serviço de saúde. Alguns fatores de risco podem direcionar a intensificação do cuidado, a exemplo do histórico familiar, idade, raça, obesidade e até mesmo, em alguns casos, a exposição química a algumas substâncias específicas. Para se proteger contra o câncer de próstata, a recomendação é a manutenção do peso corporal adequado, sobretudo a adoção de hábitos saudáveis: atividade física regular, alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.

“Por ser uma doença que está relacionada, em sua grande maioria, a alguns fatores como a predisposição genética, a prevenção do câncer de próstata é feita considerando um estilo de vida saudável, com bons hábitos e cuidados regulares com a saúde. A visita ao urologista faz parte da prevenção”, destaca o médico Marcos Aurélio Prado.
Para facilitar o acesso aos serviços de saúde que previnem a doença a partir do diagnóstico precoce, a Saúde de Aracaju está disponibilizando alguns serviços, no período de 6 a 10 deste mês, das 10h às 18h, nos três shoppings da capital (Jardins, Riomar e Aracaju Parque Shopping). A ação faz parte da campanha nacional do Novembro Azul e é direcionada para homens e pessoas trans.

Os serviços estão disponíveis nos postos de vacinação dos shoppings e para ter acesso basta apresentar o documento oficial com foto, CPF e o cartão de vacinação. As pessoas que procurarem os shoppings poderão passar por avaliação odontológica; consulta com enfermeira; realizam testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, aferição de pressão arterial; verificação de glicemia; atualização do cartão vacinal – Hepatite B, DT, covid, influenza e febre amarela; e solicitação de PSA para homens a partir dos 40 anos.

 

 

 

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

    As expectativas do mercado financeiro relacionadas à inflação estão mais [...]

  • Fanese promove encontro inédito integrando cursos em debate sobre Direito à Cidade

    O direito à cidade é um tema central para repensarmos [...]