Com o objetivo de consolidar um atendimento mais humanizado, inclusivo e livre de preconceitos, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realiza no próximo dia 19 de maio (terça-feira), a oficina “Acolher e Atender: Respeito à Diversidade no Serviço Público”. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores, das 07h às 13h, sendo voltado especificamente para a orientação de servidoras e servidores municipais.

A ação foi planejada estrategicamente em alusão ao dia 17 de maio, data mundial de combate à LGBTfobia, reforçando o compromisso do Município com o enfrentamento a todas as formas de discriminação. A oficina surge após um diagnóstico realizado pela rede socioassistencial, que identificou a necessidade de qualificar continuamente o funcionalismo público para lidar com as especificidades da população LGBTQIAPN+.

O treinamento busca corrigir lacunas históricas e práticas no atendimento direto ao cidadão. Entre os pontos centrais da capacitação estão o uso correto da linguagem, o respeito absoluto ao nome social e o alinhamento com as diretrizes de direitos humanos e normativas vigentes. A proposta é que a ética profissional caminhe junto com o acolhimento, garantindo que todo cidadão estanciano receba um tratamento digno e equitativo.

Para a secretária municipal da Assistência Social, Hélia Pinto Aragão, a oficina é um passo fundamental para a modernização das relações entre o poder público e a comunidade. “A nossa missão é garantir que cada cidadão que procure os serviços municipais se sinta respeitado em sua identidade. A oficina ‘Acolher e Atender’ não é apenas um treinamento técnico, mas um chamado à sensibilidade e à empatia. Queremos que nossos servidores estejam preparados para acolher sem julgamentos, corrigindo falhas e assegurando o cumprimento pleno da lei, como o respeito ao nome social. Entendemos que o atendimento digno é um dever de todos e um direito inegociável da população LGBTQIAPN+”, afirmou a gestora da pasta.

 

Política Pública Permanente

 

Diferente de ações isoladas, a Secretaria reforça que esta oficina integra um cronograma maior de promoção da inclusão e fortalecimento dos direitos humanos em Estância. O sucesso da iniciativa será medido através do monitoramento dos atendimentos e da escuta ativa dos usuários, visando a redução drástica de situações de constrangimento ou discriminação nas repartições.

Com o lema “Respeito à diversidade no serviço público”, a Capital Brasileira do Barco de Fogo reafirma seu papel na vanguarda das políticas de assistência social, investindo na formação de seus colaboradores para construir uma cidade mais justa para todos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Marco legal do transporte público: prefeituras poderão usar Cide Combustíveis para baixar passagens de ônibus

    A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3278/21 [...]

  • Moradores do Prainha e Fibra celebram autorização para obras de infraestrutura e urbanização

    “O barraco balança, mas resiste.” A declaração do pescador Valdisson [...]

  • Conectividade do brasileiro aumenta com expansão da infraestrutura de telecomunicações

    No Dia Mundial das Telecomunicações, as atenções se voltam para [...]

  • Renda do trabalhador sergipano cresce e desemprego recua no primeiro trimestre de 2026

    Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua [...]

  • DHPP divulga imagens de suspeitos de homicídio no bairro Coroa do Meio

    A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e [...]