A rotina de trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis que atuam nos festejos juninos da Orla da Atalaia ganhou um importante reforço com a Estação Acolher, iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). O espaço foi estruturado para garantir conforto, segurança e proteção social aos profissionais responsáveis pela coleta de resíduos recicláveis durante o evento.

Na Estação Acolher, os trabalhadores contam com dormitórios, banheiros, banho, alimentação e kit de trabalho. A estrutura permite que os catadores tenham um local adequado para repousar entre as jornadas, contribuindo para melhores condições de trabalho e qualidade de vida durante o período dos festejos.

Participando da iniciativa pela primeira vez, o catador José Márcio não escondeu a satisfação com o acolhimento recebido. “Eu nunca tinha participado e estou encantado. Aqui a gente tem uma cama boa para descansar, comida quentinha, banho e tudo muito organizado. Parece até um hotel cinco estrelas. As pessoas tratam a gente muito bem, com respeito e atenção. Isso dá tranquilidade para trabalhar, porque sabemos que temos um lugar confortável para voltar”, afirmou.

Responsável pela distribuição das refeições, Rejane Silva destaca que a experiência tem sido marcada pela troca de aprendizados e pelo reconhecimento dos beneficiários. “Está sendo uma experiência fantástica. Eu já atuo com trabalhos voluntários e, para mim, é um aprendizado diário. Essas pessoas nos ensinam muito sobre humildade e perseverança. Ver o cuidado que recebem aqui é emocionante”, disse.

Segundo Rejane, as refeições são servidas em horários planejados para atender à dinâmica de trabalho dos catadores. “Eles chegam, tomam banho e já encontram a refeição pronta. Depois recebem outro lanche quando retornam das atividades e, antes de sair novamente, têm café da manhã. Eles gostam muito e sempre elogiam o atendimento e a qualidade das refeições”, relatou.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou que os depoimentos dos trabalhadores demonstram a importância da iniciativa. “É gratificante ouvir que eles se sentem acolhidos. A Estação Acolher foi criada para oferecer cuidado, respeito e dignidade a esses trabalhadores que desempenham um papel tão importante durante os festejos”, destacou.

Além de promover proteção social aos trabalhadores, a iniciativa também fortalece as ações de sustentabilidade do evento, valorizando o trabalho dos catadores e contribuindo para a destinação adequada dos materiais recicláveis coletados durante a programação junina.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • MPT-SE discute impactos das mudanças climáticas na vida de trabalhadores

    Representantes de municípios, empresas e sindicatos participaram de Audiência Pública [...]

  • Ricardo Marques consolida seu nome como único candidato de Direita em Sergipe

    Em um levantamento feito pelo G1, o nome do vice-prefeito [...]

  • Estação Acolher garante dignidade e bem-estar a catadores durante os festejos juninos

    A rotina de trabalho dos catadores e catadoras de materiais [...]

  • Em 20 dias, Brasil Contra o Crime Organizado apreende 67 t de drogas, 639 armas e prende 473

    Três semanas depois do lançamento, o Programa Brasil Contra o [...]

  • Dor crônica terá 5 de julho como dia nacional de conscientização

    Lei publicada nesta segunda-feira (8) define diretrizes básicas para a melhoria do [...]