Termina hoje, dia 11, em Porto Alegre (RS), a 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em 2023. O encontro de gestores, técnicos e especialistas reúne 77 participantes representando 19 estados brasileiros. Sergipe participa do evento com o coordenador geral do Fórum Nacional, o geógrafo Luiz Carlos Sousa Silva.
“As reuniões do fórum coordenador têm propósito muito forte, que é de agregar as questões referentes aos comitês de bacias de todo o Brasil dentro da política de gestão de cada Estado e cada região hidrográfica, atendendo ao sistema operacional de cada um deles. São questões referentes ao financeiro, ações mitigadoras, que envolvem as discussões dos projetos, políticas e processos relacionados ao uso da água, planos de bacias e vários outros temas que são abordados nessas reuniões”, explica Luiz Carlos, avaliando o encontro de Porto Alegre como muito positivo.
“Somos 247 comitês de bacias em todo o Brasil. Com aproximadamente 14 mil pessoas envolvidas nas discussões e ações. Dessas, temos a divisão tripartite entre poder público, usuários e sociedade civil. Os comitês de bacias têm função preponderante dentro do sistema de recursos hídricos, mostrando a necessidade de fazer gestão e principalmente de estar atrelado às questões ambientais dentro das bacias hidrográficas”, reforça o coordenador nacional do Fórum.
Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Luiz Carlos Sousa é uma das maiores autoridades nacionais no que diz respeito às demandas das bacias hidrográficas existentes no país. “Temos o grato prazer de estar coordenando esse Fórum nacional, que é uma entidade reconhecida nacionalmente e que tem grande peso na política de recursos hídricos. Portanto, essa foi uma reunião muito importante no contexto da participação e efetividade dos comitês de bacias do Brasil, dentro do sistema nacional de recursos hídricos”, garante o sergipano.