A La Liga, responsável pelo Campeonato Espanhol de futebol, anunciou nesta segunda-feira (10) que três pessoas foram condenadas à prisão por insultos racistas proferidos contra o jogador brasileiro Vinicius Jr. De acordo com a entidade, esta é a primeira sentença desse tipo proferida na Espanha.

Os gritos racistas foram proferidos por torcedores do Valencia durante partida contra o Real Madrid em maio do ano passado. Em nota, a La Liga destacou que os réus foram considerados culpados por crime contra a integridade moral com agravante de discriminação por motivos racistas.

Os três torcedores foram condenados a oito meses de prisão e pagamento dos custos do processo. Eles também ficarão banidos por dois anos de estádios que receberem jogos organizados pela La Liga ou pela Real Federação Espanhola de Futebol.

“Esta é a primeira condenação desse tipo proferida na Espanha, após processo levado aos tribunais pela La Liga, com o apoio da Real Federação Espanhola de Futebol, do Real Madrid e, nas últimas semanas, da própria vítima, Vinicius Jr”, ressaltou o comunicado.

Ainda segundo a La Liga, durante a audiência, os réus leram uma carta em que pedem desculpas a Vinicius Jr e ao Real Madrid.

“Essa decisão é uma ótima notícia no que diz respeito à luta contra o racismo na Espanha, pois repara o mal sofrido por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara às pessoas que vão a um estádio de futebol para desfilar insultos. A La Liga irá identificá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais para eles”, disse o presidente da entidade, Javier Tebas.

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Alex Melo declara apoio às pré-candidaturas de André Moura e Fábio Mitidieri em encontro que reuniu 19 vereadores de Aracaju

    O vereador Alex Melo (PRD) utilizou a tribuna da Câmara [...]

  • Lula diz que combate ao crime deve respeitar a soberania dos Estados

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta terça-feira [...]

  • Terça do Arrocha reúne Nadson, Silvano Sales e Heitor Costa no Arraiá do Povo 2026

    Sucesso consagrado entre sergipanos e turistas, a terceira edição da Terça [...]

  • Descubra Aracaju impulsiona empreendedorismo e valoriza atrações culturais da capital

    O Descubra Aracaju encerrou mais uma semana de atividades consolidando-se [...]

  • Vendas no comércio recuam 1,5% em abril, impactadas por combustíveis

    O setor de comércio recuou 1,5% na passagem de março para abril, [...]