A La Liga, responsável pelo Campeonato Espanhol de futebol, anunciou nesta segunda-feira (10) que três pessoas foram condenadas à prisão por insultos racistas proferidos contra o jogador brasileiro Vinicius Jr. De acordo com a entidade, esta é a primeira sentença desse tipo proferida na Espanha.

Os gritos racistas foram proferidos por torcedores do Valencia durante partida contra o Real Madrid em maio do ano passado. Em nota, a La Liga destacou que os réus foram considerados culpados por crime contra a integridade moral com agravante de discriminação por motivos racistas.

Os três torcedores foram condenados a oito meses de prisão e pagamento dos custos do processo. Eles também ficarão banidos por dois anos de estádios que receberem jogos organizados pela La Liga ou pela Real Federação Espanhola de Futebol.

“Esta é a primeira condenação desse tipo proferida na Espanha, após processo levado aos tribunais pela La Liga, com o apoio da Real Federação Espanhola de Futebol, do Real Madrid e, nas últimas semanas, da própria vítima, Vinicius Jr”, ressaltou o comunicado.

Ainda segundo a La Liga, durante a audiência, os réus leram uma carta em que pedem desculpas a Vinicius Jr e ao Real Madrid.

“Essa decisão é uma ótima notícia no que diz respeito à luta contra o racismo na Espanha, pois repara o mal sofrido por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara às pessoas que vão a um estádio de futebol para desfilar insultos. A La Liga irá identificá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais para eles”, disse o presidente da entidade, Javier Tebas.

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Gestão de Cláudio Mitidieri na Saúde foi marcada por investimentos na modernização do diagnóstico em Sergipe

    A modernização da estrutura de diagnóstico e tratamento de alta [...]

  • Candidato a deputado federal, Delegado Augusto César participa de ato em Aracaju com Flávio Bolsonaro

    O candidato a deputado federal pelo PL em Sergipe, Delegado [...]

  • Rede Primavera Saúde recebe representantes do Ministério da Saúde para discutir ampliação de parceria com o SUS

    A Rede Primavera Saúde recebeu, no dia 26 de setembro, [...]

  • Pastor Zé Carlos participa de ato em Aracaju que reuniu Flávio Bolsonaro e multidão da direita

    O candidato a deputado estadual pelo Podemos, Pastor Zé Carlos, [...]

  • Na reta final da campanha, Flávio da Direita ganha protagonismo no PL e reforça projeto para a Assembleia de Sergipe

    O candidato a deputado estadual pelo PL em Sergipe, Flávio [...]