Durante a cerimônia de reconhecimento foi destacado os profissionais do Idese em 2021
Um dia para celebrar as conquistas da Educação Pública de Sergipe. Assim foi a manhã da última sexta-feira (16), momento em que foi realizada a cerimônia de reconhecimento das escolas públicas estaduais e municipais que participaram do Saese 2021 na Diretoria Regional de Educação 1, no Sul sergipano. O evento foi realizado no auditório do Centro Profissionalizante Ulysses Guimarães, em Umbaúba, e contou com a presença de gestores e secretários municipais, além de diretores de escolas estaduais e municipais.
A cerimônia foi aberta pela professora Joniely Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seduc), que falou sobre a importância da valorização. “Esse é um momento de estímulo, de incentivo às boas práticas e às conquistas alcançadas pelas escolas a partir do resultado do Idese de 2021. Nós ficamos muito felizes com esse momento de coroação de todo o esforço, dedicação e mobilização, para que o nosso Sistema de Avaliação da Educação Básica pudesse acontecer. Nada mais justo do que reconhecer aquelas escolas que se destacaram e que sirvam de incentivo para as outras perseguirem seus indicadores e melhorarem a qualidade da educação”, declarou.
O diretor da DRE 1, Franz Russemberg, destacou que o Saese 2021 foi realizado em um momento delicado, ainda durante a pandemia da covid-19. “Esse reconhecimento é necessário justamente pelo esforço que os gestores escolares fizeram, juntamente com as secretarias municipais de Educação, a Diretoria Regional e a Seduc, para que nós pudéssemos, em 2021, aplicar a prova e garantir a presença dos nossos estudantes ainda no sistema remoto de ensino. E foi um sucesso total. Nós tivemos nota em praticamente todas as unidades de ensino das redes estadual e municipais, que vão balizar as políticas públicas para os próximos anos como um alicerce para o crescimento da educação básica”, disse.
Um dos convidados foi o ex-presidente da Undime, Thiago Carvalho, que teceu elogios ao trabalho realizado nos últimos anos pelo secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. “Ele representa os avanços que tivemos na Educação sergipana. Josué Modesto foi a pessoa certa no momento certo para melhorar a política educacional. Sergipe era um dos três estados brasileiros que ainda não tinham um sistema próprio de avaliação da Educação, e hoje nós temos. E o Saese trouxe uma competitividade muito boa, positiva, da qual todo mundo ganha, pois todos avançam”, afirmou.
Homenagens e Premiação
Durante a cerimônia de reconhecimento, foram chamados ao palco os gestores e gestoras das escolas estaduais e municipais que se destacaram no Idese em 2021, nas turmas de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, além de 3º ano do ensino médio para a rede estadual. O índice é resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), realizado pelo Governo do Estado com o objetivo de aferir os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática das escolas de Sergipe.
Além da premiação, foram também homenageados, pela parceria com a DRE-1, a coordenadora da Ceave, Joniely Cruz; a técnica da Ceave, Kátia Travassos; e a equipe da Assessoria de Comunicação da Seduc.
Uma das unidades escolares premiadas foi o Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, em Boquim, que teve o Ideb 5,2. A professora de matemática Liliane Silva Batista Vasconcelos mostrou-se muito grata pela celebração dessa conquista da escola. “O que fazemos no dia a dia com os nossos alunos transforma a vida deles. De maneira direta, saber que isso está sendo reconhecido eleva o nosso trabalho e faz com que a gente sinta gratidão por tudo o que foi executado”, disse.
A secretária de Educação de Umbaúba, Rosemary Sampaio da Silva, também exaltou o momento. “Temos de nos orgulhar todos os dias dos nossos pais que acreditam na escola pública. Estamos aqui hoje por cada aluno que está na escola. São eles que têm nos dado um trabalho satisfatório”, declarou.
Quem também esteve presente foi Luzia Angélica Dantas Natureza Santos, gestora do Colégio Estadual Alencar Cardoso, de Salgado, cujo Ideb foi 5,7. “É um estímulo que temos para continuar fazendo o que a gente faz, continuar desenvolvendo ações que estão ajudando nosso aluno a se destacar e chegar a uma verdadeira aprendizagem”, afirmou.
Presenças
Foram convidados também a vice-prefeita de Umbaúba, professora Guadalupe Oliveira; o gestor do Centro Profissionalizante Ulysses Guimarães, David Franklin; além de prefeitos e gestores municipais de Educação.