
A unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, cuja finalidade é promover a capacitação de servidores do Poder Legislativo e demais órgãos públicos, teve um ano com uma programação diversificada, com a realização de palestras, workshops, lives, cursos, oficinas e parcerias, totalizando mais de mil visitas presenciais.
De acordo com o diretor da unidade, Marcos Aurélio, a Escola do Legislativo de Aracaju atingiu todos os objetivos para 2025. “Este ano foi de renovação. Agreguei toda equipe para montar um calendário conciso, voltado para servidores e sociedade civil. A Escola não parou. Todos os meses tivemos uma atividade”, comemora.
Marcos acrescenta que a Escola teve um crescimento significativo do engajamento no Instagram, além de maior participação dos servidores. “Neste ano, promovemos lives e séries em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), com dicas sobre os cuidados e alertas durante o período carnavalesco. Além de lives com a enfermeira e gerente do bloco neonatal e do posto de coleta de leite humano do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Amanda Lemos, que obteve cerca de 400 visualizações. Já a live com o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos, atingiu mais de 800 visualizações sobre a lei de sua autoria que instituiu o Abril Azul, que visa à qualidade de vida das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, afirma.
“Este ano, criamos o projeto ‘Aprendendo com o Parlamento’, que visa aproximar a população do Poder Legislativo, proporcionando uma experiência enriquecedora para a sociedade. Além de conhecer as instalações da CMA, os visitantes participam de uma palestra com especialista, na Escola, que aborda temas sobre direitos e deveres, cidadania e representatividade”, finaliza o diretor.
Ele ainda cita a importância da parceria dos órgãos parceiros. “Na Sala Professora Ângela Melo, reunimos diversos servidores por meio da oferta de cursos, palestras e oficinas. Agradeço pela parceria do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), com o qual conseguimos quase 80 bolsas de sangue, além da Secretaria de Educação de Sergipe (Seduc), do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e os especialistas que passaram por aqui, ministrando oficinas que têm o objetivo de qualificar nossos servidores e o público externo”, destaca.
O diretor da Escola ressalta a homenagem que a CMA fez à ex-vereadora Professora Ângela. “A Sala de Estudos passou a ser chamada de Sala Professora Ângela Melo, pelo significado e legado que a ex-vereadora deixou na política aracajuana”,
Marcos pontua que foi na Sala da Professora Ângela Melo que aconteceu a primeira oficina de Libras, promovendo a acessibilidade a fim de facilitar a comunicação dos servidores com a comunidade surda. “A iniciativa de promover uma oficina de Libras em parceria com o Ipaese mostra que a CMA, em conjunto com sua unidade escolar, visa cada vez mais desenvolver a acessibilidade não só dentro do órgão, como fora dele, na vida pessoal”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


