A equipe “Fauna” da Fiscalização Preventiva Integrada resgatou, na manhã da última terça-feira (8), sete pássaros silvestres que estavam em uma residência na zona rural de Japoatã. Na residência ainda foram apreendidas uma arma de fogo calibre 12, duas munições intactas e uma já deflagrada.

A ADEMA lavrou um auto de infração e apreendeu os animais silvestres. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que dá apoio às equipes de fiscalização, realizou os procedimentos criminais em decorrência da posse ilegal de arma de fogo.

Durante a fiscalização dos técnicos e policiais, 229 animais mantidos em cativeiro foram resgatados em povoados do município de Japoatã e outras três armas de fogo foram encontradas e apreendidas.

MAIS ANIMAIS APREENDIDOS

Somente no primeiro dia de fiscalização, na segunda-feira (7), os técnicos da ADEMA, SEMA, IBAMA, CBHSF e os policiais da PRF e da PM conseguiram resgatar 294 animais da fauna brasileira, sendo 37 jabutis e 257 aves, que estavam sendo mantidas em cativeiro de forma irregular nas cidades de Japoatã e Propriá.

Todos os animais resgatados pelas equipes da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Sergipe (FPI/SE) são enviados para a base da equipe Fauna, em Propriá. Lá veterinários e biólogos realizam os primeiros cuidados, separando cada espécime e alimentando de forma correta os bichos.

Os animais que estão aptos para soltura serão devolvidos a natureza. Já os animais que precisam de um pouco mais de tempo para se readaptarem em seu habitat natural, serão encaminhados para o CETAS, onde passarão por diversos cuidados até que possam ser recolocados na natureza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

    O governador Fábio Mitidieri se reuniu nesta quinta-feira, 18, com [...]

  • Brasil pode faturar até US$ 140 bilhões por ano com bioeconomia até 2032

    O estudo “O Potencial do Brasil na Bioeconomia do Conhecimento”, [...]

  • Guarda Municipal, Ministério Público de Sergipe e Energisa firmam cooperação para combater fiação e cabos clandestinos em Aracaju

    Com o objetivo de reduzir riscos de acidentes, proteger consumidores [...]

  • Brasil registra o menor déficit habitacional da história, aponta Ministério das Cidades

    A quantidade de famílias sem um imóvel próprio para morar [...]

  • Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões

    A chamada pública de projetos para a Região Nordeste, por [...]