
A qualificação profissional tem se consolidado como ferramenta estratégica de inclusão social e geração de renda em Sergipe. Nesta quinta-feira, 19, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou a entrega de certificados dos cursos profissionalizantes ofertados em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), por meio do programa Qualifica Sergipe.
A ação certificou mais de 200 concluintes de cursos realizados nos Espaços Cuidar dos bairros Bugio e Santa Maria. As formações contemplaram áreas como construção civil, eletricidade, costura, moda, design de sobrancelhas, entre outras qualificações voltadas à geração de renda e à inserção produtiva.
Os cursos, com cargas horárias que variaram entre 40 e 160 horas, foram ofertados em diferentes turnos, garantindo maior acesso da população aos processos de qualificação profissional.
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a entrega dos certificados vai além da conclusão dos cursos. “Esses certificados representam, ampliação de oportunidades, fortalecimento da autonomia e a abertura de novos caminhos para mulheres e homens que buscam melhorar suas condições de vida por meio do trabalho’’, destacou.
Andreia Maria dos Santos recebeu o certificado de eletricista e comemorou a conquista. “Estou muito feliz, porque a jornada não foi fácil. Sou mãe de quatro filhos, tenho meu esposo e me inspirei nele, que é eletricista, para fazer esse curso. Cada etapa exigiu muito de mim, mas também me mostrou que eu era capaz de chegar até aqui. Sou muito grata a todas as pessoas que me ajudaram nesse caminho, especialmente ao meu professor, que foi fundamental nesse processo”, afirmou.
A iniciativa reafirma o compromisso do Governo de Sergipe em fortalecer políticas públicas integradas, levando qualificação, dignidade e oportunidade diretamente aos territórios, com foco no protagonismo feminino, no desenvolvimento local e na redução das desigualdades sociais. Com presença ativa nos territórios e na realidade de quem participa, o projeto evidencia a importância de ações intersetoriais que dialogam entre si e chegam de forma concreta à vida da população.
Fonte, Secom – Estado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


