O Projeto de Lei de autoria do vereador Ricardo Marques que estabelece a disponibilização de livros de reclamação, elogios e sugestões nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju foi promulgado pela Câmara municipal de Aracaju e a Prefeitura já deve colocar em prática.

Essa iniciativa visa promover a participação ativa dos usuários na melhoria dos serviços de saúde, fornecendo um canal direto de comunicação entre a população e a gestão pública.

“Estou sempre nas UBS e vejo de perto as reclamações de muitos pacientes que não conseguem uma resposta quando fazem pela Ouvidoria da Secretaria da Saúde. O livro poderá ser usado também pelos vereadores e órgãos de controle social para conhecer as necessidades da população que frequenta a unidade”, explica Ricardo Marques.

A medida, pioneira no município de Aracaju, busca fortalecer a transparência e a cidadania, permitindo que os cidadãos expressem suas opiniões, sugestões, reclamações e elogios em relação ao atendimento e à qualidade dos serviços oferecidos pelas UBS. Através dos livros de reclamação e elogios, os usuários poderão registrar suas experiências, contribuindo para o aprimoramento contínuo do sistema de saúde local.

“É fundamental que os cidadãos sejam ouvidos e tenham voz ativa na construção de um sistema de saúde cada vez melhor. Com essa medida, buscamos fortalecer a comunicação entre a população e os gestores, permitindo que as demandas sejam conhecidas e atendidas de forma mais eficiente.”, completa o Vereador.

Vale ressaltar que o projeto de lei estabelece a garantia do sigilo e da confidencialidade das informações registradas nos livros, assegurando que os usuários possam se expressar livremente sem qualquer receio de represálias.

“Agradeço aos colegas parlamentares que votaram a favor do projeto. Agora o povo que vive nos postos de saúde pode ser ouvido”, finaliza Marques.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vice-prefeito Ricardo Marques comemora avanço histórico na Zona de Expansão com obra de R$ 70 milhões

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, participou nesta terça-feira (12) [...]

  • Aracaju lidera no Nordeste como a capital mais rápida para abertura de empresas

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • BeFly Travel Aracaju é premiada como “Destaque de Vendas” por operadora nacional

    A agência BeFly Travel Aracaju foi reconhecida como uma das [...]

  • Governo vai encaminhar ao Congresso proposta de novos cargos em universidades

    O ministro Camilo Santana (Educação) revelou nesta quarta-feira (13/8) que [...]

  • Prefeitura de Aracaju e Universidade Tiradentes fecham parceria para realização do maior evento de tecnologia e inovação do mundo

    A capital sergipana se prepara para receber, entre os dias [...]