Pouco afeita a sacrifícios pessoais, população também
demonstra desconfiança crescente do Judiciário brasileiro

Aproveitando as comemorações relativas à Semana da Pátria, o Dataform lançou um questionário e, via internet, buscou o posicionamento dos participantes através de respostas a sete questões básicas. Com um total de 255 participantes, a enquete ficou disponível entre os dias 7 e 9 de setembro.

A primeira questão proposta para os participantes era “Se o Brasil entrasse em guerra, você se alistaria voluntariamente para defendê-lo?”. Dos participantes que responderam, 73,73% disseram que não, contra 26,27% que confirmaram que sim, se alistariam em defesa do Brasil. Por outro lado, apesar das constantes críticas à classe política, 50,20% dos que responderam a pergunta “Para ajudar o Brasil, você seria candidato nas próximas eleições?” disseram que topariam uma candidatura, contra 49,80% que responderam que não se candidatariam.

Falem mal, mas falem de mim? Brasileiros criticam políticos, mas seriam um deles/Reprodução

Quanto se questionou se “A democracia é a melhor forma de governo?”, a esmagadora maioria garantiu que sim: 86,94%. E apenas 13,06% não consideram a democracia como o melhor sistema.

PREJUÍZOS AO PAÍS

Quando a Dataform quis saber dos participantes da enquete quais seriam as instituições que mais prejudicam o país, ofereceu-se a opção de múltipla escolha, com a possibilidade de se votar em mais de uma instituição. E a pergunta “Quem mais prejudica o Brasil?” foi assim respondida como sendo o Legislativo, 73,47%; seguido pelo Judiciário, 57,55%; Executivo, 55,10%; Imprensa, 23,27%; e Outros, 23,27%.

Na enquete, se perguntou também “Você pagaria propina para obter facilidades perante o poder público?”. Nesse caso, honestidade a toda prova da imensa maioria dos participantes: 91,02% disseram que não, contra apenas 8,98% que afirmaram que não veriam problema em tomar essa atitude. Numa demonstração de insatisfação com o Brasil, a maior parte dos participantes da enquete revelaram que já pensaram em deixar o país, 61,63%. Já 38,37% dos consultados disseram nunca ter avaliado essa possibilidade.

Salve, salve! Operação Lava Jato segue com absoluto apoio da população/Reprodução

Por fim, encerrando as percepções sobre 7 de setembro e a Semana da Pátria, uma boa notícia: o Dataform quis saber se “A Operação Lava Jato tem ajudado ou prejudicado o Brasil?”. Nesse caso, comprovando o apoio da população às investigações conduzidas pela Polícia Federal, e que tem como maior expoente o juiz federal Sérgio Moro, 83,67% entendem que a Lava Jato ajuda o Brasil, contra apenas 16,33% que dizem que a operação prejudica o país.

Leia mais

Emprego. Mais de 700 vagas para Aracaju. Veja aqui

Economia sergipana aquecida com novos empregos na indústria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Alex Melo participa de solenidade onde Emília Corrêa sanciona leis que reestruturam carreiras do funcionalismo público

    O vereador Alex Melo (PRD), participou nesta segunda-feira, 22 de [...]

  • Governo de Sergipe entrega 245 coletes balísticos e reforça a segurança da Polícia Penal

    Proteger quem atua diariamente na linha de frente do sistema [...]

  • Prefeita Emília Corrêa sanciona leis que reestruturam carreiras do funcionalismo público

    Marcando mais um avanço na valorização do servidor público municipal, [...]

  • Confira o funcionamento dos órgãos estaduais no ponto facultativo e feriado dos dias 24 e 25

    O Governo do Estado informa que na próxima quarta-feira, 24, [...]

  • Maior Natal Sem Fome da história leva produção da agricultura familiar a 2 milhões de pessoas

    A Ação da Cidadania realiza em 2025 o maior Natal [...]