Responsabilidade é das prefeituras

Quantas vezes você já se deparou com lâmpadas de postes apagadas em ruas ou praças? A Energisa tem a responsabilidade de garantir as redes de distribuição de energia elétrica em plenas condições a fim de suprir a carga do sistema de iluminação pública com qualidade e continuidade, mas a responsabilidade pela iluminação pública é das prefeituras.

O gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sergipe, Wellington Aranha, explica que por verem a taxa de iluminação pública cobrada todo mês na conta de energia, as pessoas imaginam que a concessionária faz a manutenção da iluminação pública. “A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta o setor elétrico em todo o país, determina que implantar, expandir, administrar a operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública são tarefas de responsabilidade dos gestores municipais, ou seja, prefeituras”, explica.Ainda segundo Wellington, por mais que as prefeituras mantenham canais de atendimento à disposição da população para atender os pedidos referentes à iluminação pública, tem sido comum as pessoas contatarem a Energisa para solicitar a substituição de lâmpadas queimadas ou para informar sobre postes com luzes acesas ao longo do dia.

“Nesses casos explicamos o procedimento e direcionamos o cliente para que faça a sua solicitação diretamente à gestão municipal. Sempre que precisar solicitar serviços de manutenção em pontos de iluminação pública na sua rua, bairro ou cidade, o caminho é entrar em contato direto com o poder público municipal, para que ele recepcione corretamente e dê andamento à solicitação de reparo”, esclarece Wellington.

Taxa de iluminação pública

Quanto à cobrança da taxa ou Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que vem mensalmente na fatura de energia, Wellington explica que o valor é repassado integralmente às prefeituras que devem usar esses recursos para custear o serviço de iluminação pública. A CIP é um tributo definido na Constituição Federal e seus valores são estabelecidos em cada localidade mediante leis e decretos municipais.

Quando contatar a Energisa?

Além de recolher a taxa de iluminação pública, a Energisa tem a responsabilidade de garantir o fornecimento de energia elétrica para 847 mil clientes, distribuídos nos 63 municípios de atuação da concessionária. A empresa deve ser contatada em casos de árvores próximas à rede elétrica, postes de distribuição de energia danificados e fios ou cabos da rede de distribuição caídos nas ruas.

Para falar com a Energisa, acesse os canais de atendimentos:

  • Aplicativo: Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)
  • Gisa: gisa.energisa.com.br
  • Site: www.energisa.com.br
  • Call Center: 0800 079 0196

Fonte: Ascom Energisa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]