Mais de 60 mil pessoas são esperadas no evento que é expoente da cultura popular, projetando Sergipe para o Brasil
O município de Laranjeiras, na Grande Aracaju, começa o mês de janeiro como o grande palco cultural de Sergipe. Após um intervalo de dois anos devido à pandemia da Covid-19, o tradicional Encontro Cultural de Laranjeiras está de volta e acontece até domingo, 8. A programação da 48ª edição do evento atrai milhares de turistas para a cidade e enaltece a cultura sergipana.
A expectativa é que mais de 60 mil pessoas participem do Encontro Cultural, que este ano terá uma extensa programação dividida entre simpósio, apresentações de teatro, dança, música, sarau, grupos folclóricos, shows artísticos, com bandas locais e nacionais, procissão e exposições.
Segundo o novo secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o Encontro Cultural se consolida como o maior evento a céu aberto da cultura popular do Brasil. “O Encontro reveste-se de uma enorme importância em virtude da valorização que promove a centenas de artistas da nossa terra, sejam eles integrantes dos grupos folclóricos, artistas, poetas, dançarinos, que compartilham seus talentos com todo o público. E essa riqueza movimenta nosso turismo interno, atrai visitantes de outros estados e até países, que aproveitam esse momento único para apreciar o que temos de melhor a oferecer: a riqueza cultural do povo sergipano”, destaca.
Rica em patrimônio histórico material e imaterial, Laranjeiras possui um acervo arquitetônico colonial e barroco aliado com a cultura popular, que a coloca como grande potencial turístico-cultural. Nos dias de festa, a cidade vira um grande palco cultural, aberto a estudiosos, pesquisadores e brincantes populares de todo o país.
A programação do Encontro Cultural de Laranjeiras conta com cerca de 200 atrações programadas, das quais 100 grupos folclóricos sergipanos. Entre as atrações musicais estão Amorosa, Alceu Valença, Xanddy Harmonia, Unha Pintada, Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Devinho Novais, Edson Gomes e Jonas Esticado.
Simpósio
Entre os dias 5 e 7, o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), irá promover o Simpósio ‘Teatro Popular: Suas Vertentes e Gestão Cultural’. Esse simpósio é realizado há quase cinco décadas e reúne pesquisadores e folcloristas para compartilhar conhecimentos e debater a cultura popular. A programação envolve palestras, rodas de conversa, grupos de trabalho, debates com mestres dos saberes e exibição de documentários.
A professora, escritora e historiadora Aglaé d’Ávila Fontes será a personalidade homenageada na edição deste ano. Ela é uma das maiores pesquisadoras do folclore e da cultura sergipana.
O simpósio acontece no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus Laranjeiras, e também conta com o apoio do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e da Prefeitura de Laranjeiras, idealizadora do evento.