Foi encerrada na madrugada desta segunda-feira (14) a 44ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras que contou com vasta programação desde o dia 6 de janeiro e reuniu uma multidão no município entre sergipanos e turistas. De acordo com a prefeitura, o evento reuniu cerca de 60 mil pessoas durante o fim de semana.

O prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, comemorou o sucesso desta edição. “Mais uma vez organizamos o encontro cultural com muito carinho, dedicação e esforços. O resultado foi melhor do que a gente esperava, o público compareceu e se divertiu muito. O município recebeu turistas de diversos lugares e todos foram muito bem acolhidos. Todos já estão convidados a retornar em 2020”, vibra.

Encontro Cultural
O encontro enche as ruas históricas de cores e o público respira as manifestações culturais pelos quatro cantos da cidade. Toda a programação foi aberta e gratuita. O festival realizado desde 1975, contou com espaços para oficinas, exposições, teatro, simpósio, cortejo folclórico, festival de música, artesanato, culinária e shows.

O encontro fortalece a cultura local e mantém viva a tradição de valorizar as raízes artísticas. “Encerramos o encontro com chave de ouro neste fim de semana e recebemos cerca de 20 mil pessoas por dia”, orgulha-se o secretário da Comunicação de Laranjeiras, João Rosa.

“Laranjeiras é uma cidade muito importante para a cultura do Brasil e o encontro consegue resistir ao tempo e manter toda a história, cultura e arte do povo. O encontro resiste ao tempo e se fortalece sempre atraindo milhares de pessoas para a cidade”, explica o historiador José Pires Xavier.
O publicitário Adelson Alves mais uma vez reuniu os amigos e prestigiou a festa popular. “Participar de um evento como o Encontro Cultural sempre é gratificante. A gente acaba reconhecendo a importância de todo o processo cultural que nos rodeia e acaba não observando atentamente a riqueza que é no dia-a-dia se não fosse ocasiões como essa. Por tudo isso, seria plausível manifestações culturais durante todo o ano, só assim, acredito que nada disso será esquecido”.


Cultura Popular
Com o tema ‘Cultura Popular: A Resistência é a nossa força’, o XLIV Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras que ocorreu no auditório da Universidade Federal de Sergipe foi realizado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê – Funcap.

A diretora presidente da Funcap, Conceição Vieira, destacou a relevância de promover esse simpósio dentro do Encontro Cultural de Laranjeiras para manter viva a cultura e repassá-la para as gerações mais novas. “Esse encontro tem o grande ápice de nos unir em torno da cultura e de fazermos juntos a permanência da reflexão acadêmica, a vivência das práticas culturais, o viver emocional com alegria da execução das mais variadas formas de cultura”, disse.

O simpósio contou com apresentação da banda de pífano e do grupo de São Gonçalo de Laranjeiras. A mesa redonda ‘Encontro dos Saberes’, mediada por Antônio Amaral, teve a participação de Beatriz Goís Dantas, antropóloga e pesquisadora nas áreas de religiões afro-brasileiras; Bárbara Cristina, pedagoga e mestra do grupo Taieiras de Laranjeiras e Loxa da Irmandade Santa Bárbara das Virgens; Aglaé D’Ávila, professora, escritora, folclorista e historiadora; e Vilma da Conceição, membro do grupo folclórico Reisado de São José, de Japaratuba.

Programação musical
A programação musical contou com cerca de 50 grupos folclóricos e mais de 30 atrações locais e nacionais, entre elas: É o Tchan, Peruano, Cavaleiros Do Forró, Unha Pintada, Devinho Novaes, Harmonia Do Samba, Luanzinho Moraes, Banda Seeway, Galã do Brega, Orquestra Sanfônica de Sergipe, Banda Swing Bom, Banda Afoxé Omo Oxum, Henrique Show, Cláudio Paixão e As Patricinhas do Forró.

O músico Luiz Fontinelli se apresentou na sexta-feira e ficou entusiasmado com o carinho do público. “O artista sergipano tem espaço no Encontro Cultural e isso é motivo de orgulho para nós. A festa foi linda e eu fiquei muito emocionado com a receptividade da multidão que se divertiu e aplaudiu meu show”.

O grupo Harmonia do Samba foi uma das atrações mais aguardadas da festa. Comemorando 25 anos de sucesso, Xanddy disse que preparou um show especial para os sergipanos e turistas com muita quebradeira e repertório com hits que marcaram época. “O Harmonia tem uma história linda com Sergipe e a gente se sente em casa em Laranjeiras. Retornar é sempre uma grande alegria para levar nosso novo trabalho, comemorar nossas bodas de prata e reencontrar com os fãs que sempre nos acompanham. Trouxemos um show novo no clima do carnaval. Outro motivo para comemorar é o título que vou receber de Cidadão Sergipano, estou muito orgulhoso”, vibra.

O Grupo É o Tchan também foi muito aplaudido. “Em Laranjeiras nos sentimos em casa e a diversão é garantida. O show conta com os sucessos que todos conhecem e sabem dançar. Ainda abrimos espaço para a galera pedir a música que quer e ninguém pode ficar parado”, disse Beto Jamaica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Diagnóstico precoce é essencial na cura do câncer infantojuvenil

    O Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer Infantojuvenil, [...]

  • Ministério da Saúde destina R$ 52 milhões para exames de pré-natal no SUS

    O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 52 [...]

  • “Novembro está sendo o melhor mês de vendas do ano”, diz agente de viagens Carol Asencio

    No mês oficial dos descontos, a agente de viagens Carol [...]

  • Com apoio da associação “É de Sergipe” e da Setur, estudantes italianos de gastronomia conhecem os sabores da culinária sergipana

    Na última semana, de 19 a 24/11, estudantes da Universidade [...]

  • Rádio e TV UFS são vencedoras do Prêmio Setransp de Jornalismo 2024

    A Rádio UFS e a TV UFS foram premiadas em [...]