A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou nesta quarta-feira, 10, mais uma ação de educação ambiental, desta vez na Escola Municipal Elias Montalvão, localizada no Mosqueiro. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a CARE – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, teve como objetivo incentivar práticas sustentáveis entre os estudantes do 3º e 4º ano.
A atividade integra o Mutirão Ambiental, que vem sendo realizado nos bairros da capital, e que tem como uma de suas frentes a promoção da educação ambiental dentro das escolas municipais.
A unidade já conta com lixeiras para coleta seletiva instaladas na parte externa das salas de aula. Durante a atividade, a proposta foi reforçar a importância da separação correta dos resíduos e também organizar o espaço interno de algumas salas, aproximando ainda mais os alunos da prática cotidiana de preservação ambiental.
Na palestra, os estudantes aprenderam como realizar a coleta de forma correta e, em seguida, participaram de uma atividade de pintura, que trabalhou o tema da sustentabilidade de maneira criativa e lúdica.
O coordenador ambiental e de coleta especial da Emsurb, Diego Leite, destacou que o projeto busca formar cidadãos conscientes desde cedo.
“Esse projeto de educação ambiental nas escolas é uma iniciativa da Coordenadoria Ambiental da Emsurb em parceria com as unidades  da educação municipal de Aracaju. Nosso objetivo é despertar nos alunos, desde pequenos, o cuidado com o meio ambiente e a prática da sustentabilidade. Mostrar a importância da reciclagem, tanto no colégio quanto dentro de casa, é fundamental. Orientamos como deve ser feita a separação dos resíduos — recicláveis, não recicláveis e orgânicos —, para que as crianças aprendam na teoria e na prática. Assim, levamos conscientização para os pequenos e multiplicamos essa mensagem em toda a comunidade escolar”, afirmou.
A diretora da escola, Débora Maia Santos, ressaltou a relevância da ação para os estudantes.
“A Elias Montalvão está muito feliz em receber essa ação sobre um tema tão importante para o nosso cotidiano: o cuidado com o meio ambiente e a coleta seletiva. Entendemos que os alunos se tornam protagonistas ao disseminar as informações aprendidas nessas atividades e levá-las para dentro de suas famílias”, destacou.
O objetivo é que a semente da educação ambiental, plantada ainda na infância, floresça em atitudes que transformem o futuro da nossa capital.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Réveillon fora de Sergipe: pacotes para festas de fim de ano têm parcelamento em até 15x

    O mês de aniversário da BeFly Travel chega com condições [...]

  • FMI prevê crescimento de 2,2% do PIB do Brasil em 2026

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou o crescimento da economia [...]

  • UFS lança editais para ingresso nos cursos de Música, Letras (Libras) e Medicina Veterinária

    A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Sergipe [...]

  • Operação mobiliza forças de segurança para cumprir 50 mandados em Itabaiana

    Nesta terça-feira, 13, uma força-tarefa integrada entre as Polícias Civil e [...]

  • Governo de Sergipe abre inscrições para a segunda edição do programa CNH Social

    O Governo de Sergipe abre, nesta terça-feira, 13, as inscrições [...]