O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou e publicou a lei que, ao alterar o Estatuto da Igualdade Racial, prevê a inclusão de informações sobre raça e etnia de trabalhadores nos registros administrativos de empregados dos setores público e privado.

Segundo o governo federal, a nova lei representa “um importante passo na promoção da igualdade étnica e no combate às desigualdades sociais resultantes do racismo”.

Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24), a Lei 14.553/23 prevê, ainda, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faça, a cada cinco anos, pesquisa para mensurar o percentual de ocupação desses segmentos no setor público.

Com essas mudanças, o governo pretende “produzir informações que permitam superar estigmas raciais na sociedade brasileira”. Em nota, o Palácio do Planalto acrescenta que, ao conterem campos destinados a identificar o segmento étnico e racial do trabalhador, os registros administrativos poderão subsidiar a implementação de políticas públicas.

Durante as celebrações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o governo anunciou a decisão de destinar um mínimo de 30% dos cargos em comissão e funções de confiança da administração federal a pessoas negras.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Euza Fiuza

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vila da Páscoa 2026 atrai público e movimenta turismo sergipano

    Com grande fluxo de visitantes durante toda a semana, a [...]

  • Prefeitura participa do 2º Encontro das Cidades, com foco em parques urbanos como estratégia para o futuro

    Como os parques urbanos podem contribuir para cidades mais sustentáveis, [...]

  • Hemodinâmica do Huse ultrapassa 2.500 procedimentos em dez meses e se consolida como referência em cardiologia em Sergipe

    O Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto do [...]

  • Brasil e Espanha firmam acordo estratégico para cooperação em minerais críticos

    Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o [...]

  • Casal suspeito de tráfico de drogas é preso em Propriá

    Na manhã deste sábado (18), um casal suspeito de envolvimento [...]