O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou e publicou a lei que, ao alterar o Estatuto da Igualdade Racial, prevê a inclusão de informações sobre raça e etnia de trabalhadores nos registros administrativos de empregados dos setores público e privado.

Segundo o governo federal, a nova lei representa “um importante passo na promoção da igualdade étnica e no combate às desigualdades sociais resultantes do racismo”.

Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24), a Lei 14.553/23 prevê, ainda, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faça, a cada cinco anos, pesquisa para mensurar o percentual de ocupação desses segmentos no setor público.

Com essas mudanças, o governo pretende “produzir informações que permitam superar estigmas raciais na sociedade brasileira”. Em nota, o Palácio do Planalto acrescenta que, ao conterem campos destinados a identificar o segmento étnico e racial do trabalhador, os registros administrativos poderão subsidiar a implementação de políticas públicas.

Durante as celebrações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o governo anunciou a decisão de destinar um mínimo de 30% dos cargos em comissão e funções de confiança da administração federal a pessoas negras.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Euza Fiuza

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju alerta para golpes envolvendo falsas visitas de servidores do Cadastro Único

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Pesquisa mostra que vacinação diminuiu prevalência de HPV ente jovens

    A prevalência dos principais tipos de HPV caiu quase à [...]

  • Anvisa proíbe fabricação e venda de cosméticos irregulares. Confira a lista

    Marcelo Camargo/Agência Brasil Produtos não podem ser fabricados, distribuídos, divulgados [...]

  • Subsídio de R$ 0,44 por litro da gasolina é prorrogado por 30 dias

    O agravamento da guerra no Oriente Médio fez o governo [...]

  • Prefeitura promove seminário para construção participativa do Plano Municipal de Educação 2027-2037

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]