Com a finalidade de prospectar novos negócios para Sergipe em Singapura, a delegação do Governo do Estado reuniu-se nesta quinta-feira, 7, com empresas internacionais que demonstraram interesse em expandir seus negócios a partir das grandes oportunidades que o estado oferece. Entre as empresas, destaca-se a suíça Maius, atuante na área de desenvolvimento de projetos, e a turca Karpowership, construtora, operadora e proprietária de uma frota de navios de força. Os encontros foram intermediados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Durante o diálogo com o grupo suíço, os gestores sergipanos apresentaram as potencialidades do estado e conheceram o modelo de negócio da empresa, que possui carteira de investidores interessados em projetos que tenham viabilidade econômica em todo o mundo. Na conversa, também foram abordados assuntos como fertilizantes, hidrogênio, geração elétrica, e tudo aquilo que o estado poderá ter diante da grande disponibilidade de gás.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, a presença de Sergipe na Gastech é uma oportunidade de troca com o empresariado internacional e reforça o compromisso do governo em buscar investimentos para o estado.

“O governador, Fábio Mitidieri, oferece as condições para que seus gestores entrem em contato com empresas que tenham interesse em investir em Sergipe. Aqui, conversamos com empresários que desenvolvem projetos em variadas áreas ligadas à energia, portanto é uma diversidade muito grande. A feira proporciona relacionamento e percepção de projetos novos que possam se encaixar no cenário de gás que Sergipe está inserido”, explicou.

O especialista em atração de investimentos em petróleo e gás da Apex Brasil, Carlos Padilla, comentou o empenho da equipe do Governo de Sergipe para a atração de investimentos. “A delegação foi composta por pessoas bastante qualificadas, pessoas que entendem o potencial que o estado possui. Para atrair investimentos é necessário ousadia, e Sergipe está fazendo isso. Esse trabalho teve início em Houston, durante a Offshore Technology Conference (OTC), em maio, com o governador Fábio Mitidieri, e toda a sua equipe que está aqui presente, e estamos dando continuidade a esse compromisso”, ressaltou.

Energia offshore

A agenda do dia também foi marcada pelo contato com uma empresa turca especializada na geração termelétrica a bordo de navios. A Karpowership já investe no país com uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) em Itaguaí, no Rio de Janeiro, e pretende expandir os negócios pelo Brasil.

“Estamos no Brasil há dois anos e depois de sermos premiados por termos implantado o projeto mais rápido de transformação de gás natural liquefeito (GNL) em energia no mundo, no estado do Rio de Janeiro, nós estamos iniciando discussões com o Governo de Sergipe para descobrir novas oportunidades de colaboração” revelou a diretora regional da América do Sul da Karpowership, Beyza Özdemir.

O secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, detalhou que a empresa leva a embarcação para locais onde há necessidade de geração. “Esta é uma empresa que oferece uma solução rápida na geração de energia, uma vez que a térmica já está pronta e em movimento, e pode também fazer suprimentos em horários pontuais e de forma rápida. Fomos informados que a empresa está analisando a possibilidade de estender esse tipo de negócio para outras localidades, além do Rio de Janeiro, e, inclusive, eles devem iniciar diálogos também com a Eneva, buscando verificar a possibilidade de sinergias que possam gerar novos negócios a partir daí”, detalhou Marcelo.

Comemoração da independência

Além das atividades na feira, os gestores sergipanos participaram também de uma celebração pela Independência do Brasil, na embaixada brasileira em Singapura, durante a noite de 7 de Setembro.

 

 

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Caatinga Viva: BNDES e BNB apoiam projetos de restauração do bioma

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e [...]

  • Prefeitura e Abrasel realizam mais uma edição do Festival do Caranguejo na Orla da Atalaia

    Aracajuanos e turistas aguardam com expectativa a abertura do tradicional [...]

  • Estradas sergipanas se destacam por qualidade em pesquisa da Confederação Nacional de Transporte

    A Pesquisa Confederação Nacional dos Transportes (CNT) de Rodovias 2024 [...]

  • Aracaju conquista selo ouro pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

    A Educação municipal de Aracaju recebeu o selo da categoria [...]

  • Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis

    Este ano, o Brasil atingiu a marca de 672 mil [...]