Ação continuada para implementação do Cinturão de Confecções de Sergipe aconteceu nessa quarta, 5, em Tobias Barreto, e se repetirá nesta quinta, 6, no município de Itabaianinha 

Dando continuidade às ações do projeto do Cinturão de Confecções de Sergipe, empresários da região sul e centro-sul do estado recebem orientações para desenvolvimento de produtos e processos produtivos sobre macrotendências da moda. Por intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) estão sendo realizadas palestras do Inova Moda Digital, projeto do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), unidade nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A primeira agenda aconteceu nessa quarta-feira, 5, no auditório do Centro Empresarial Integrado (CEI) de Tobias Barreto e se repetirá nesta quinta, 6, no município de Itabaianinha.

A palestra integra um conjunto de ações do projeto do Cinturão das Confecções para construção de políticas públicas direcionadas ao escoamento da produção nas regiões sul e centro-sul de Sergipe, grandes referenciais no segmento têxtil do estado; além de objetivar o fortalecimento da cadeia produtiva de micro e pequenos negócios. Como resultado da ação, serão ofertadas consultorias gratuitas para o empresariado da região que possui o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e tenham assinado a carta de intenção fornecida pelo Senai Sergipe para demonstração de interesse nas consultorias.

De acordo com secretário executivo da Seteem, Rafael Melo, a palestra aponta para direcionamentos mais assertivos no âmbito das confecções que impactam, diretamente, na produção de diagnósticos precisos para construção de políticas públicas ainda mais eficazes. Ele também reafirma a importância dessas ações continuadas associadas à implementação do Cinturão de Confecções, um projeto com potencial estratégico que visa o amplo desenvolvimento de um mercado já consolidado na vocação têxtil. “Serão consultorias, palestras e apresentações de artigos com a intenção de qualificar o produto, qualificar o empresariado, para poder alavancar toda essa produção têxtil, toda essa produção de confecções”, disse.

Segundo Bernardo Barbosa, consultor técnico de moda e design do Senai CETIQT, o Inova Moda Digital é um projeto que envolve todos os Senais do Brasil e passou a ser incorporado ao Cinturão das Confecções dada a importância do tema e a relação com as demandas apresentadas na região em análise. Lançado na segunda semana de junho, no Rio de Janeiro, ele conta que essa é a primeira apresentação sobre macrotendências da moda no Brasil e que serve de referencial para que as empresas utilizem em seus negócios. “A gente leva conteúdo de tendências de moda e também executa alguns atendimentos de consultoria. As consultorias são em Lean Design – que a gente foca em desenvolvimento de produtos, são os processos para desenvolver o produto – e em Lean Manufacturing – que aí são os processos produtivos. Então, enquanto o grande projeto do Cinturão vai sendo elaborado, escrito, a gente já tem ações que fazem parte”, afirmou.

Para o consultor de design do Senai na Paraíba, Rafael Lemos, a palestra é o primeiro passo do projeto do Cinturão de Confecções que está sendo construído no estado. “A ideia desse primeiro passo é de sensibilização e de informação, no qual a gente traz a devida importância para a parte criativa dos desenvolvimentos dos projetos de moda, mas que vão necessitar de construções mais técnicas… De um modo geral, é ajudar a se profissionalizar, cada vez mais, e ter entregas mais pertinentes e competitivas no mercado”, ressaltou.

Para Leonardo Guimarães, arquiteto e filho de pais empresários da cidade de Tobias Barreto, essa foi uma oportunidade de adquirir conhecimento e potencializar o que há de melhor nos negócios. “Quando você tem um movimento direcionado para o mercado de confecção e que você consegue antecipar todas as tendências que virão no ano que vem, isso vai ajudar o mercado a preparar as novas coleções que serão lançadas, em questão de cores, texturas, caimento de tecidos… Os comerciantes vão poder se preparar para fazer seus produtos com direcionamento, com a questão da forma, com a questão dos clientes, com a questão do público alvo… Eu achei bastante proveitoso”, disse.

 

 

 

Fonte: Governo de SErgipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • PF cumpre 140 mandados em operação contra abuso sexual de crianças

    A Polícia Federal cumpre nesta manhã 141 mandados de busca [...]

  • Anvisa orienta sobre uso seguro de fórmulas infantis

    A Anvisa alerta a população sobre a regularização, o uso [...]

  • Lula se reúne com três presidentes antes de deixar Nova York

    Após discursar de abertura na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas [...]

  • Brasil em atenção contra Mpox: 2024 já supera 2023 no número de casos

    O Brasil vive hoje um ”estado de alerta” para a [...]

  • Receita permite atualização de valor de imóvel na declaração do IR

    Até  o dia 16 de dezembro, os contribuintes poderão atualizar [...]