
Projeto da PMA garantirá atendimento integral e contínuo aos pacientes
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, lançou o projeto “Novo Olhar”, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por procedimentos e ampliar a linha de cuidado oftalmológico, com atenção especial a pacientes diabéticos e a tratamentos de alta complexidade. Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o serviço, resultado de chamamento público, garantirá atendimento integral e contínuo aos pacientes. As consultas e exames estão sendo realizados em unidades montadas no Aracaju Parque Shopping, no bairro Industrial, e as cirurgias serão feitas no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos, ou em clínicas conveniadas.
“O Novo Olhar é um projeto que vai ajudar efetivamente quem precisa de cuidado oftalmológico, pessoas que já não estavam enxergando bem e algumas até perdendo a visão. Por meio dessa iniciativa, vamos ofertar um atendimento digno e, com fé em Deus, zerar essa fila. Serão exames, cirurgias, tudo o que for necessário. A ação começa aqui nessa área, mas também será realizada dentro do shopping, para oferecer ainda mais dignidade”, salientou Emília Corrêa, destacando o papel da administração municipal na efetivação de políticas públicas. “Essa é uma gestão acolhedora, que respeita o direito das pessoas, que não podem mais esperar. Então vamos correr para entregar. Hoje tem muita gente feliz, sabendo que vai fazer o exame e, se necessário, a cirurgia”, completou.
A iniciativa prevê a oferta mensal de mais de 4 mil consultas, 800 cirurgias de catarata, 300 cirurgias de pterígio, 800 mapeamentos de retina, 300 retinografias coloridas, entre outros procedimentos.
De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Débora Leite, o Novo Olhar foi pensado para atender a alta demanda de pacientes. “É um projeto em que conseguimos atender no volume da demanda. Em Aracaju, tínhamos apenas seis oftalmologistas no Cemar e algumas clínicas que realizavam procedimentos, mas em um volume muito abaixo do que a população necessitava. Por isso, precisávamos de um projeto como esse”, explicou.
“Nós, quando assumimos a gestão, não tínhamos nem contratação nem orçamento para isso. Então, mobilizamos toda a equipe da prefeita Emília, não apenas a Secretaria da Saúde, mas também a Fazenda e a Seplog. Inclusive, tivemos que enviar à Câmara de Vereadores uma mudança de objeto de emendas para que a gente pudesse realmente ter o financiamento”, destacou Débora, ao detalhar a estrutura dos atendimentos. “Aqui temos capacidade para atender 400 pessoas por dia, com quatro contêineres para consultas e exames, inclusive os mais complexos, que não estavam previstos em outros contratos. Continuamos com clínicas conveniadas em Aracaju, e as cirurgias serão realizadas nelas ou no nosso Cemar”, acrescentou.
O vereador Pastor Diego, vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, ressaltou a importância da iniciativa e da parceria com o Legislativo. “É um projeto que veio para ficar, funcionando todos os dias, de domingo a domingo, oferecendo exames oftalmológicos, consultas e até a marcação de procedimentos cirúrgicos. Nos próximos dias, teremos a ampliação de uma sala cirúrgica no próprio shopping, para que os pacientes, além de consultados, já possam ter a cirurgia agendada. É um projeto que vem revolucionar a saúde em Aracaju e tem todo o apoio da Câmara Municipal, por meio de emendas e investimentos, para que continue crescendo e se desenvolvendo”, afirmou.
Por Habacuque Villacorte da equipe CinformOnline.