Por Habacuque Villacorte

Katarina, Nitinho, Danielle, Amorim, Emília e Eliane são os nomes mais especulados

Quase um mês após a definição da eleição para o governo do Estado, com a vitória do
deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), as atenções da classe política em Sergipe se voltam para a formação do secretariado que vai compor o novo governo, como também as indicações para os diretores e presidentes
de órgãos da administração pública. Essas definições tendem a ocorrer ao longo deste mês de dezembro. Mas, confirmado o resultado do 2º turno, já há quem esteja analisando a possibilidade de disputar as eleições municipais de 2024.

” Outro nome que já manifestou interesse em disputar a PMA foi o deputado federal eleito Rodrigo Valadares”

Quem trabalhou e contribuiu para a vitória de Fábio Mitidieri, certamente agora vai buscar fortalecer ainda mais suas bases políticas e buscará o apoio do governador eleito para as próximas eleições. Há gente de olho na disputa para um mandato de prefeito municipal, da capital e do interior, e há também quem já esteja se articulando pensando em conquistar uma cadeira na Câmara Municipal, de Aracaju, em especial. O jogo político é muito dinâmico e, assim que termina um pleito, alguns “atores” já iniciam esse trabalho de articulação.

A reportagem do Cinform Online conversou, reservadamente, com alguns políticos nos últimos dias e percebeu que
existe sim uma “animação” de muitos para se candidatar ou apoiar alguém competitivo para as eleições de 2024. Com o desgaste de uma eleição bastante polarizada e uma campanha acirrada, o que se comenta nos bastidores é que o momento é de “descanso”. Quem apoiou o governo eleito sonha em conquistar um espaço na administração, mas politicamente falando, a maioria quer aproveitar os meses de dezembro, janeiro e fevereiro para “mergulhar”…

“Um nome ‘ventilado’, mas que corre por fora, é o do vice-governador eleito Zezinho Sobral (PDT)”

Quem venceu o pleito em outubro passado, está projetando o futuro e ainda celebrando os acertos; quem foi derrotado aproveita o momento para contabilizar os erros. Mas, por mais que digam que ainda é muito precipitado, mesmo porque as atenções estão direcionadas para a Copa do Mundo de Futebol, ainda assim o Cinform Online
decidiu fazer algumas projeções sobre nomes, vitoriosos ou não, que nem bem saíram de um pleito e já estão sendo especulados para disputarem as eleições municipais de 2024.

ARACAJU

Para disputar a Prefeitura de Aracaju, na base do agora governador eleito Fábio Mitidieri, os mais cotados são deputada federal eleita Katarina Feitoza (PSD) e o vereador e ainda presidente da CMA, Josenito Vitale (PSD), o “Nitinho”. O argumento é que, com Katarina eleita, Nitinho seria contemplado com dois anos de mandato na Câmara Federal, por ser o primeiro suplente do PSD. Outro nome “ventilado”, mas que corre por fora, é o do vice-governador eleito Zezinho Sobral (PDT).

Outro nome que é muito especulado para disputar a PMA é a delegada Danielle Garcia (PODE), que no 2º turno da eleição estadual se dedicou muito para a vitória de Fábio Mitidieri. Danielle foi muito bem votada em 2020, quando ficou em segundo lugar na corrida pela Prefeitura com cerca de 110 mil votos; agora em 2022, disputando o Senado Federal, foi a mais votada na capital superando a marca dos 72 mil votos, fato que a credencia com condições de disputar o próximo pleito.

“Rodrigo superou o candidato oficial do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), Luiz Roberto (PDT)”

Já pela oposição os mais cotados são do ex-senador Eduardo Amorim (PL), que na disputa pelo Senado foi o segundo mais votado, com quase 62 mil votos apenas na capital; outro nome que se apresenta bem fortalecido é o da vereadora Emília Corrêa (Patriotas), que disputaria a eleição como vice-governadora na chapa ao lado de Valmir de Francisquinho (PL), que findou impugnado. Outro nome que já manifestou interesse em disputar a PMA foi o deputado federal eleito Rodrigo Valadares (União).

O jovem parlamentar foi o segundo candidato a federal mais votado na capital, com quase 20 mil votos, superando o
candidato oficial do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), Luiz Roberto (PDT); a mais votada de Aracaju foi a ainda vice-governadora Eliane Aquino (PT), com pouco mais de 28 mil votos, e que deve ser a escolhida dentro do Partido dos Trabalhadores para disputar a eleição; quem “corre por fora” dentro do PT é Candisse Carvalho, esposa do senador
derrotado na eleição, Rogério Carvalho.