Os Membros do Ministério Público de Sergipe escolheram, na manhã da segunda-feira (04), o nome do Promotor de Justiça Antônio Carlos Nascimento para concorrer a uma das três vagas destinadas ao MP no Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP.

O nome do representante escolhido pelo MP de Sergipe será encaminhado ao Conselho Nacional de Procuradores Gerais – CNPG que, também em eleição, escolherá, entre os Membros Ministeriais indicados pelos Estados da Federação, os três novos Conselheiros que representarão o Ministério Público no CNMP.

Os três nomes mais votados pelo CNPG serão encaminhados ao Procurador-Geral da República. Os indicados deverão ser sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e, depois, precisam ser aprovados pelo plenário da Casa. Depois da aprovação, os nomes passam ainda pela sanção do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

O CNMP
O Conselho Nacional do Ministério Público é composto por 14 conselheiros. A composição do CNMP é formada para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato.

O presidente do Conselho é o Procurador-Geral da República. Os conselheiros têm como obrigações participar das reuniões do Plenário e/ou das comissões, quando convocados, com direito à palavra e voto. Cabe a eles, também, elaborar projetos, propostas ou estudos sobre matérias de competência do CNMP.

Fonte: MP-SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Caixa começa a pagar Bolsa Família de novembro

    A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de [...]

  • GACC Sergipe é uma das 100 Melhores ONGs de 2025

    Maior premiação do terceiro setor brasileiro, o Prêmio Melhores ONGs [...]

  • Governo de Sergipe debate sobre operação da mina de potássio em Rosário do Catete

    O governador Fábio Mitidieri recebeu, nesta quinta-feira, 13, no Palácio [...]

  • Governo do Brasil registra superávit de R$ 37,1 bilhões em outubro

    O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quarta-feira [...]

  • COP30: governo cobra R$ 476 milhões de infratores ambientais

    A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu o ajuizamento de 40 [...]