Sergipe fortalece representatividade na liderança do Conselho Nacional dos Secretários da Educação

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) elegeu na última sexta-feira (14), a nova diretoria para o biênio 2025-2026. O secretário de Estado da Educação e vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, foi eleito presidente da entidade por aclamação. Ele sucede o secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, que permaneceu à frente do Consed nos últimos quatro anos.

Sobral agradeceu a confiança dos pares e disse estar honrado com a nova missão. “Espero que esteja à altura, que eu seja capaz de atender as expectativas do conjunto e que isso possa acontecer com a participação e a ajuda de todos. Nós precisamos estar juntos. Eu não posso imaginar que irei fazer um trabalho isolado, por isso quero deixar muito claro para todos que a nossa proposta é uma proposta do coletivo do Consed”, afirmou.

Além do presidente, foram eleitos os vice-presidentes das regiões. Hélvia Paranaguá (DF) passará a ser a primeira vice-presidente, pela Região Centro-Oeste. A secretária do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, será a segunda vice, pela Região Nordeste.

Já o secretário de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, foi eleito pela Região Sudeste e será o terceiro vice. A quarta vice será a secretária Sandra Casimiro, do Amapá, pela Região Norte. Já o secretário do Paraná, Roni Miranda, foi escolhido pelo fórum para ser o quinto vice-presidente, pela Região Sul.

Para a presidência do Conselho Fiscal foi eleito o secretário de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher. Ao seu lado, estarão como membros titulares os secretários de Pernambuco, Gilson Monteiro Filho; e de Mato Grosso, Alan Porto. Como suplentes, estarão Fábio Vaz, de Tocantins; Aristides Cimadon, de Santa Catarina, e Manoel Calazans, Assessor Especial da Bahia.

Sobre o Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação é uma associação fundada em 1986, que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

Entre suas finalidades está a integração das redes estaduais de educação e a participação dos estados na construção das políticas nacionais, além da colaboração entre as unidades federativas.

Por meio da Agenda da Aprendizagem, que a cada dois anos elenca os temas prioritários de sua atuação, o conselho também se organiza em Frentes de Trabalho. Nesses espaços, integrados por gestores e técnicos das redes, são discutidas soluções e compartilhadas boas práticas.

A pluralidade de ideias é uma das marcas do Consed e o objetivo comum de seus integrantes é a Educação Pública de Qualidade.

Da Equipe CinformOnline.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas

    A ação violenta de policiais legislativos contra jornalistas e o [...]

  • MPT-SE participa de ato simbólico em celebração aos três anos do CRAI Sergipe

    Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI) em Sergipe promoveu [...]

  • Pacientes oncológicos e instituições de apoio celebram inauguração do Hospital do Câncer de Sergipe

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Com Selo Diamante, Aracaju se torna a primeira do Nordeste e a quarta do Brasil em transparência

    A Prefeitura de Aracaju recebeu, na manhã desta quarta-feira, 10, [...]

  • “Quando a boa política se une, a obra nasce”, diz Fábio Mitidieri ao inaugurar Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda

    O Governo de Sergipe inaugurou, nesta quarta-feira, 10, o Hospital [...]