
A mais recente pesquisa realizada pelo Instituto DATAFORM/ECM confirma a liderança do governador Fábio Mitidieri (PSD) nos três cenários pesquisados para a sua reeleição em 2026, mas continua muito sólida a liderança e o protagonismo do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, dentro do bloco de oposição. Temporariamente inelegível, ele continua muito fortalecido, sendo o mais lembrado, mesmo com um futuro político indefinido.
Como ainda existe uma forte expectativa de que Valmir possa reverter a decisão que o tornou inelegível, a oposição já se articula, algumas alternativas estão colocadas, mas é possível que só haja uma definição na “janela partidária” em abril próximo. Já chama a atenção o nome do delegado/secretário André David (Republicanos), que é pré-candidato a deputado federal no próximo ano, mas já no primeiro levantamento testando seu nome para o governo, ele já supera a marca dos 13%.
Não custa lembrar que a nova pesquisa realizada pelo Instituto DATAFORM/ECM foi feita nos 20 municípios maiores de Sergipe, chegando a representar cerca de 70% do eleitorado, ou seja, considerando a margem de erro de 2,83%, para mais ou para menos, e com um intervalo de confiança de 95%, o levantamento apresenta um cenário muito próximo daquilo que os analistas avaliam como dentro da realidade, e que vão se ajustando a medida que a pré-campanha vai se afunilando…
O levantamento foi realizado nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Itaporanga, Laranjeiras, Capela, Nossa Senhora das Dores, Estância, Itabaianinha, Boquim, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Poço Redondo, Canindé do São Francisco, Propriá, Lagarto, Tobias Barreto e Simão Dias. Para o Governo está bem claro o equilíbrio entre Mitidieri e Valmir de Francisquinho.
Já para o Senado Federal, chama a atenção o protagonismo do senador Alessandro Vieira (MDB) como relator da CPI do Crime Organizado e da Lei Antifacção. Com o argumento de que é um profissional da Segurança Pública, o emedebista foi escolhido para tratar das duas propostas fazendo a “ponte” com o governo Lula, sem permitir que a oposição ganhasse destaque sobre um tema que interessa tanto a sociedade. O DATAFORM/ECM confirma Alessandro como o mais citado no primeiro voto.
Já o ex-deputado André Moura (UNIÃO), que já tem o apoio do governador Fábio Mitidieri, foi o mais citado como segunda opção dos sergipanos para o Senado. A disputa se revela completamente indefinida porque outros pré-candidatos estão muito próximos, com destaque para o médico Eduardo Amorim (PSDB), o senador Rogério Carvalho (PT), o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e o deputado federal Rodrigo Valadares (União).
Diante de tanto equilíbrio entre os pré-candidatos ao Senado, os números provam que um movimento político equivocado pode “sepultar” o projeto de qualquer um dos postulantes a uma cadeira no Congresso Nacional. É preciso levar em consideração, ainda, o fato de a oposição ainda não ter uma definição sobre o majoritário que enfrentará Fábio Mitidieri. A somação de forças dos prefeitos Valmir e Emília Corrêa certamente fortalecerá um projeto para o Senado fora da base governista.
Por fim, outro aspecto que chama bastante atenção na pesquisa passa pelo montante de indecisos para deputado federal e deputado estadual. Entre os eleitores que dizem votar em branco ou nulo, ou que ainda não tem qualquer definição sobre em quem votar, ficam em torno de 90%, ou seja, tem muita gente como pré-candidato, para ser eleito ou reeleito, mas que não tem sido muito convincente. Ainda dá para acreditar em fortes mudanças, mas só o tempo dirá…
Por Habacuque Villacorte – da equipe CinformOnline
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


