Essa declaração de Ciro Gomes, em Salvador, quando falava para estudantes e criticava os jovens que defendem o slogan “Lula livre”, além de demonstrar a intolerância do político cearense perante o contraditório, ainda estimula a contenda entre os que defendem os dois personagens que maior responsabilidade carregam sobre os ombros, embora em trincheiras opostas: Bolsonaro livre e Lula preso.

Acontece que, mesmo encarcerado Lula ainda é a grande liderança de milhões de brasileiros, que veem na sua condenação um ato meramente político, pois que não enxergam um objeto suficientemente robusto para embasar a decisão dos juízes das três instâncias da Justiça que o condenaram. Ou seja, mesmo com o seu líder condenado na primeira, na segunda e na terceira instâncias, os seguidores do lulismo não conseguem enxergar os crimes do ex-presidente e se colocam acintosamente contra a Justiça que o sentenciou.

Por outro lado, os adeptos de Bolsonaro, ou da direita, não conseguem deixar de atacar os simpatizantes da doutrina esquerdista, esquecendo-se de que qualquer ser humano tem direito de seguir a linha política que melhor se adeque ao seu modo de interpretar a vida e os seus fenômenos sociais, normalmente motivados pela política, pela cultura e pela religião, no meu modo de ver.

Na verdade, contestando ou não as bases comunistas que orientam os discursos dos discípulos de Lula, causa perplexidade verificar que, do seu calabouço, o petista consegue motivar e arregimentar lideranças e multidões em torno de seu nome, criando um mar de dificuldade para a gestão por iniciar do presidente Bolsonaro.

Esses militantes não demonstram preocupação com os destinos do Brasil, não refletem acerca dos objetivos que estão por trás dessas ideologias, eles apenas seguem o líder na busca obcecada pelo poder, portanto, não adianta alimentar discussão com eles, para não acabar falando o que não deve ser falado por uma liderança política nacional.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Câmara aprova novas regras para licenciamento ambiental

    A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (17), [...]

  • Novo PAC Saúde destina R$ 6 bilhões para novas UBSs, CAPS, policlínicas e mais Samu

      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o [...]

  • Sest Senat celebra Dia do Motorista com semana de ações sociais e serviços abertos ao público

    Em reconhecimento ao papel essencial do motorista para a mobilidade [...]

  • Aracaju avança na implementação de propostas da Conferência do Meio Ambiente

    O meio ambiente tem sido uma das prioridades da gestão [...]

  • Emoção e expectativa marcam entrega dos kits da primeira turma do ‘Sergipe no Mundo’ de 2025

    "Confesso que não acreditei e até hoje a ficha não [...]