Em toda eleição, quando se apuram os resultados, há sempre algumas surpresas. Neste ano, de todas, a mais surpreendente ¬ com desculpas pela redundância ¬ foi a eleição do desconhecido Valdevan Noventa.

Uma ascensão meteórica e uma queda vertiginosa! O que está acontecendo?

Valdevan foi reeleito presidente do Sindicato dos Condutores de São Paulo, partindo do distante município de Taboão da Serra, naquele estado do Sudeste brasileiro, onde já possui um filho, Johnatan Noventa, que, por sua vez, é o vereador mais jovem da história do município

Ao que indicam as investigações levadas a termo pelo Polícia Federal, que deflagrou a Operação Extraneus, houve irregularidades nas declarações de prestação de contas da campanha, apontando que o feliz Valdevan teria se utilizado de “laranjas” para justificar doações de campanha.

Quando John Kennedy se elegeu presidente dos Estados Unidos, o então poderoso Sindicato dos Caminhoneiros, que era controlado pela máfia, ao lado do célebre Frank Sinatra, foi decisivo para sua vitória, em função dos aportes financeiros de milhões de dólares para a campanha, de acordo com o livro “Sinatra – O chefão”, de James Kaplan.

Não se tem aqui a pretensão de comparar os dois casos, mas, que há semelhanças, há: como ¬ quem souber responda, por favor ¬ um sujeito, absolutamente desconhecido em Sergipe, digamos, por 99,9% dos sergipanos, consegue se eleger deputado federal, competindo com outros 123 candidatos, todos razoavelmente ou muito conhecidos no Estado?

Claro que existe algo pairando no ar, além de pássaros e aviões. O Super-homem, com certeza, não é. A coisa está mudando!

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil tem 2 milhões de pessoas que trabalham por meio de aplicativos

    Cerca de 2 milhões de pessoas trabalharam por meio de [...]

  • Rede de assistência social de Aracaju ajuda pessoas em situação de rua a reconstruir trajetórias

    Baiano que chegou a Aracaju em busca de novas oportunidades [...]

  • Divulgados os gabaritos do Encceja 2026

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [...]

  • Sistema Africano de Direitos Humanos é tema de curso em Sergipe

    Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro presidiu mesa de abertura do [...]

  • UFS realiza Fórum de Formação Docente nos dias 10 e 11

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza, nos dias 10 [...]