A implantação do complexo de energia solar Irecê 1, nos municípios de João Dourado e Irecê, na Bahia, com capacidade de energia limpa e renovável instalada no empreendimento de 161 MWp (megawatt pico) com abatimento de aproximadamente 128 mil toneladas de CO2 por ano, deve começar a operar no terceiro trimestre de 2025.

O projeto, no valor de R$ 418,5 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), atenderá demanda da Refinaria de Mataripe, a segunda maior do país, localizada em São Francisco do Conde (BA).

Construído a partir de uma joint venture (associação econômica) entre as empresas Acelen, Perfin Infra Administração de Recursos e Illian Energias Renováveis, o complexo contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico regional com a criação de 530 empregos.

Transição energética

“O parque solar – associado ao programa de descarbonização da Refinaria de Mataripe – é parte do esforço do BNDES em fomentar a transição energética”, disse a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa.

Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, o complexo custará R$ 530 milhões. O financiamento do BNDES será feito na modalidade project finance (o fluxo de receitas e os ativos do projeto garantem o financiamento) em dólar americano, correspondendo a 78% do investimento total.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vila da Páscoa 2026 terá programação teatral com dois espetáculos diários

    A edição 2026 da Vila da Páscoa reserva diversas atrações [...]

  • Fachin rebate relatório de comitê dos EUA sobre liberdade de expressão

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, [...]

  • Aracaju celebra riqueza culinária com 2ª edição do Circuito Gastronômico

    O 2º Circuito Gastronômico de Aracaju chegou ao fim consolidando-se, [...]

  • Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar

    O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela [...]

  • Amelinha apresenta novo espetáculo ’50 Estações’ e comemora seus 50 anos de carreira em Aracaju

    Amelinha está de volta a Aracaju com um show muito [...]