Milhões de americanos olharam por meio de telescópios, câmeras e óculos de proteção descartáveis o momento quando a lua apagou o sol, no primeiro eclipse solar total a atravessar os Estados Unidos de costa a costa em quase um século. Aqui no Brasil o eclipse solar também pôde ser visto parcialmente em alguns estados do Brasil. Apenas as regiões Norte e Nordeste conseguiram observar o fenômeno.

A natureza falou mais alto na terra do Tio Sam. A temperatura caiu, os pássaros se acalmaram, os grilos cantaram e as estrelas apareceram no meio do dia, enquanto a linha de escuridão percorria 4.200 quilômetros em todo o continente, em cerca de 90 minutos, trazendo gritos e expressões de encanto.

Já no Brasil, um dos melhores pontos de observação do eclipse foi em Macapá, na região Norte, onde a visibilidade foi de cerca de 41%. O Sol começou a ser coberto por volta das 16h, e se livrou da sombra da Lua próximo das 17h. Durante a ocorrência do fenômeno, assim como em outros locais, diversas pessoas recorreram a aparatos como telescópios e até radiografias para olhar o Sol a fim de evitar danos aos olhos.

Outra capital onde o eclipse era visível foi João Pessoal, na Paraíba. Na cidade, o Sol ficou 32% encoberto pela Lua. Em Manaus, no Amazonas, mais de cem pessoas foram ao Museu da Amazônia (Musa) para subir na torre de observação e ter uma visão privilegiada do eclipse. O Musa disponibilizou óculos e outros aparatos para que os visitantes pudessem observar o fenômeno com segurança.

Observar o fenômeno de costa a costa, como aconteceu nos Estados Unidos, era algo que não ocorria desde 1918. Nos EUA, o eclipse total começou a ser visto no Estado do Oregon, às 14h16m (horário de Brasília), e terminou 90 minutos mais tarde, na Carolina do Sul. Durante o fenômeno, em algumas partes do país mergulharam na escuridão por cerca de dois minutos, também houve queda nas temperaturas enquanto a Lua encobria o Sol.

Mais notícias

Terrorismo. Um homem apunhala
várias pessoas no sul da Finlândia

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Projeto de Lei do governo que atualiza benefícios dos profissionais do Samu 192 Sergipe é aprovado na Alese

    Com o objetivo de garantir os direitos dos profissionais do [...]

  • Fredson Navarro faz lançamento do livro ‘O Vagalume’, em Aracaju

    O jornalista Fredson Navarro vai fazer o lançamento oficial do [...]

  • Alexandre Peixe vai comandar ‘Feijoada, Pagode e Axé VIDAM’ no clima do Pré-Caju

    No clima do Pré-Caju, Alexandre Peixe está de volta a [...]

  • Ferreira Costa dá largada à Black Friday com descontos de até 60% e evento de abertura em sua mega loja da Tamarineira, em Recife

    A Ferreira Costa deu início à sua campanha de Black [...]

  • Maratona de Aracaju Banese 2025 tem medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima entre 10 mil atletas confirmados

    Uma das maiores corridas de rua do Nordeste vai contar [...]