Elis Radmann

…que de repente, de uma hora para outra, tudo pode mudar. E passamos a viver em estado de guerra, com um inimigo invisível.

De repente o dinheiro não tem tanto valor, e não há como comprar álcool gel, vacina ou vaga na UTI. E quando menos esperávamos, tudo que era certo virou incerto. Nossa rotina mudou, as regras mudam e a cada dia ganhamos novas leis.

De repente não temos mais o direito de ir e vir. Não podemos mais circular de uma cidade para outra ou até mesmo sair de casa. E passamos a ter medo do que não conhecemos.

De repente temos que nos preocupar com o hoje, com a necessidade de ir ao supermercado ou a farmácia. E passamos a manter o distanciamento social, a nos isolar. Não podendo nem fazer o churrasquinho com a família.

De repente vemos gente egoísta comprando o que não precisa, mas também vemos muita gente solidária, ajudando quem precisa. E as manifestações físicas ocorrem pelas janelas, enquanto as fake news continuam a nos perseguir nas redes sociais.

De repente paramos de trabalhar e nos preocupamos com as contas que irão chegar e com o aluguel que vencerá. E passamos a ver novas regras de renegociação, de isenção e de anistia de juros e multas.

De repente vemos que não é fácil ser médico ou enfermeiro e que esses profissionais se tornam soldados dessa guerra invisível. E junto com eles estão profissionais que atuam no transporte de cargas, nos postos de combustíveis, nos mercados, farmácias e na segurança pública.

E de repente vemos muitas pessoas incrédulas, não acreditando que tudo isso é real, ampliando a margem de risco de outras pessoas e contaminado os mais frágeis e vulneráveis.

De repente vemos doentes entrando em hospitais sem seus familiares e acompanhantes e perdemos o direito de velar e enterrar os entes-queridos.

E no meio de tudo isso, vemos gente mostrando a sua intolerância política, buscando culpar o adversário ou uma nação inteira, como se uma ideologia ou partido político fosse o responsável.

https://www.ipo.inf.br/e-o-coronavirus-continua-a-nos-ensinar/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Aracaju fortalece o setor de tecnologia e registra crescimento de 38,5% na abertura de empresas em 2025

    O município de Aracaju vive um momento de expansão no [...]

  • Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho

    A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a [...]

  • Indústria perde ritmo e deve crescer apenas 1,7% em 2025, aponta CNI

    Com a indústria impactada pelos juros elevados e pelas incertezas [...]

  • Concursos realizados pelo Governo de Sergipe transformam vidas e fortalecem serviço público

    A ansiedade no rosto de Ítalo Marques, 33 anos, era [...]

  • Brasil e China avançam em diálogo sobre novos investimentos no setor ferroviário

    O Ministério dos Transportes recebeu, nesta quarta-feira (19), representantes da [...]