A obra de duplicação da ponte Godofredo Diniz alcançou 70% de execução e entra em uma fase estratégica de sua construção. Realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a intervenção concentra, neste momento, esforços em etapas estruturais fundamentais para a implantação da nova configuração viária.
Atualmente, as equipes trabalham na construção dos segmentos da ponte nos blocos B e C, com serviços de montagem de formas, instalação de armaduras e concretagem. Paralelamente, estão sendo implantados componentes estruturais que garantirão a sustentação e a resistência da nova ponte. Também foi iniciada a montagem dos equipamentos necessários para a execução dos balanços sucessivos, método construtivo que permitirá o avanço da estrutura sobre o rio.
Nas áreas de acesso, os trabalhos incluem serviços de terraplenagem, execução de sub-base e base nos encontros da pista, tanto na cabeceira da ponte (bloco D) quanto na região do calçadão da 13 de Julho. Também seguem em andamento a concretagem das calçadas e a implantação da ciclovia, que já se encontra em fase final de execução.
Outra frente importante da obra é a proteção das margens e do leito do rio. Para isso, foram executadas estruturas de gabião e enrocamento com pedras, soluções de engenharia que contribuem para a contenção de processos erosivos e garantem maior estabilidade ao entorno da ponte.
Além dos avanços estruturais, a obra já contempla ações de recuperação paisagística. Na região da 13 de Julho, foi realizado o plantio de grama nos taludes, favorecendo a integração da intervenção ao espaço urbano e contribuindo para a preservação ambiental da área.
Com o andamento dentro do cronograma previsto, a duplicação da ponte Godofredo Diniz tem como objetivo ampliar a capacidade viária da região, melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais segurança e eficiência para motoristas, ciclistas e pedestres.
Sobre a obra
Localizada nas proximidades do Shopping Riomar, no bairro Coroa do Meio, a ponte Godofredo Diniz é um dos principais corredores de ligação da capital, conectando as avenidas Delmiro Gouveia e Beira-Mar. Com investimento superior a R$ 44,6 milhões, a obra busca melhorar a fluidez do trânsito e ampliar a capacidade de circulação em uma das áreas de maior movimento da cidade.
A intervenção prevê a ampliação da pista de rolamento, que passará de duas para três faixas em um dos sentidos, estendendo-se até as proximidades do Canal do Tramandaí. O projeto também contempla a implantação de um sistema completo de drenagem ao longo do trecho até o calçadão, contribuindo para evitar alagamentos e aumentar a durabilidade da estrutura.
Entre os dispositivos previstos estão bocas de lobo e tubulações instaladas sob o calçadão para captação e direcionamento das águas pluviais ao manguezal. A obra inclui ainda estruturas de contenção, como o muro de gabião do tipo Terramesh, responsável por garantir estabilidade ao aterro e proteção das encostas.
Na parte estrutural, a nova ponte está sendo construída a partir de dois blocos de fundação. Um deles já se encontra praticamente concluído, permitindo que a ampliação ganhe forma visível para quem circula pela região.
O projeto também contempla novos passeios, ciclovias e modernização da iluminação pública, ampliando as condições de acessibilidade, segurança e conforto para todos os usuários. Executada com recursos próprios do município, a obra tem previsão de conclusão em dezembro de 2026.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


