Em março, duas campanhas alertam a população para a prevenção e combate ao câncer: Aprovadas na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Lei Estadual nº 8.198/2016, institui o Mês “Março Azul Petróleo”, no Estado de Sergipe, dedicado às ações de prevenção e combate ao Câncer de Colo Uterino e a Lei nº 8.778/2020,  institui a “Campanha Março Azul Marinho”, de Prevenção e Combate ao Câncer Colorretal. Entre as ações, a distribuição de lacinhos azuis.

De acordo com e legislação, no Março Azul Petróleo, devem ser realizadas, em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas de combate ao Câncer de Colo Uterino, no Estado de Sergipe, a ser comemorado anualmente, fica incorporado ao Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe.

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina no Brasil e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Os principais sintomas são sangramento vaginal entre períodos menstruais, sangramento e dor após relações sexuais, dor ao urinare corrimento vaginal anormal. A prevenção é feita por meio da vacina contra o HPV, uso de preservativos, além de exame preventivo (Papanicolau) periódico. 

A campanha tem por objetivos: debater assuntos relacionados ao Câncer de Colo no Útero, com discussões sobre Gestão Pública de Saúde no Estado de Sergipe; promover a troca de experiências e informações sobre o tema entre profissionais, pacientes e sociedade em geral; incentivar a campanha estadual de vacinação contra o vírus HPV, destinada aos jovens de 09 a 13 anos de idade; incentivar a realização do exame preventivo Papanicolau, para detectar a doença em estágio precoce.

Câncer Colorretal

O câncer colorretal é um tumor que se desenvolve no intestino grosso e no reto. Na maioria dos casos é curável quando diagnosticado precocemente. Os principais sintomas são: sangue nas fezes, dor ou cólica abdominal, alteração no ritmo intestinal, perda de peso rápida e não intencional, anemia, cansaço e fraqueza.

A Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer Colorretal também realizada em março visa conscientizar a população do Estado sobre a importância da realização do exame preventivo;

desenvolver campanhas e divulgar informações sobre os sintomas, causas e as formas de tratamento do câncer colorretal, com o intuito de reduzir suas incidências; estimular ações educativas por parte dos diversos segmentos sociais e instituições públicas que envolvam a prevenção da doença.  E, pode ser amplamente divulgada nos meios de comunicação e redes sociais já existentes na rede de saúde pública.

Fonte, Ascom – Alese.

Foto: Divulgação Senado Federal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose reforça importância da doação de sangue com fator Rh negativo

      O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), gerido pela [...]

  • Prefeitura de Aracaju realiza audiência pública para discussão e elaboração do PPA 2026

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • Governo de Sergipe inicia nova etapa de entrega do CMais Mulher e amplia alcance social do programa

    Mais 425 mulheres vítimas de violência foram classificadas na nova [...]

  • Saúde entrega 3 mil kits de telessaúde e lança edital para expandir atendimento a distância

    O programa Agora Tem Especialistas inicia, na próxima semana, uma nova etapa [...]

  • Alese debate fortalecimento da agrobiodiversidade e resgate de sementes crioulas

    A Sala de Comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) [...]